Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAquino, Josane Maria Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorPereira, Suzielly Ciarlopt_BR
dc.contributor.authorSchmit, Emanuelle Francine Detognipt_BR
dc.contributor.authorSouza, Ana Paula Schú dept_BR
dc.contributor.authorCandotti, Cláudia Tarragôpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T04:27:21Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1514-3465pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220886pt_BR
dc.description.abstractO Método Pilates consiste em um repertório de exercícios fundamentado por seis princípios: concentração, controle, centralização, fluidez, precisão e respiração. Na prática do Pilates é importante que esses princípios sejam aplicados, tanto para a aprendizagem dos exercícios quanto para a aprendizagem da filosofia do Método. O objetivo desse estudo foi determinar a relação existente entre o estágio de aprendizagem dos princípios do Pilates na execução do exercício The Hundred e o nível de prática de praticantes de Pilates. Foram avaliados 40 participantes utilizando os instrumentos/cheklists MANIPilates e MAAPPilates. Estes instrumentos permitem, a partir da observação da execução de exercícios, registrar em uma planilha de pontuação, o nível de prática e o nível (estágio) de aprendizagem dos princípios do Pilates, respectivamente. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial, utilizando o teste de correlação Tau de Kendall (α=0,05). A maioria dos participantes apresentou nível de prática intermediário e estágio autônomo de aprendizado, com correlações variando de muito alta a moderada entre o nível de prática e cada um dos seis princípios do Método. A capacidade de aplicar os princípios do Método durante a execução do exercício The Hundred pode indicar o nível de prática do praticante, pois quanto maior a aprendizagem dos princípios, maior é o nível de prática do praticante de Pilates.pt_BR
dc.description.abstractThe Pilates Method consists of a repertoire of exercises based on six principles: concentration, control, centralization, fluidity, precision and breathing. In Pilates practice it is important that these principles are applicable, both for learning exercises and for learning the philosophy of the Method. The purpose of this study is to determine the relationship between the stages of apprenticeship of the principles of Pilates in the execution of The Hundred and the level of practice of Pilates practitioners. 40 participants were evaluated using MANIPilates and MAAPPilates instruments/checklists. These instruments allow, from the observation of the execution of exercises, to record in a score sheet, the level of practice and the level of learning of the principles of Pilates, respectively. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics, using Kendall's Tau correlation test (α = 0.05). Most participants had an intermediate level of practice and an autonomous level of learning, with correlations ranging from very high to moderate between the level of practice and each of the six principles of the Method. The ability to apply the principles of the Method during the execution of The Hundred exercise can indicate the level of practice of the practitioner, because the greater the learning of the principles, the greater the level of practice of the Pilates practitioner.en
dc.description.abstractEl Método Pilates consiste en un repertorio de ejercicios basados​​en seis principios: concentración, control, centralización, fluidez, precisión y respiración. En la práctica de Pilates, es importante que se apliquen estos principios, tanto para los ejercicios de aprendizaje como para aprender la filosofía del Método. El objetivo de este estudio fue determinar la relación entre la etapa de aprendizaje de los principios de Pilates en la ejecución del ejercicio The Hundred y el nivel de práctica de los practicantes de Pilates. Cuarenta participantes fueron evaluados utilizando los instrumentos/listas de verificación MANIPilates y MAAPPilates. Estos instrumentos permiten, desde la observación de la ejecución de ejercicios, registrar en una hoja de puntaje, el nivel de práctica y el nivel (etapa) de aprendizaje de los principios de Pilates, respectivamente. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva e inferencial, utilizando la prueba de correlación Tau de Kendall (α = 0.05). La mayoría de los participantes tenían un nivel intermedio de práctica y una etapa de aprendizaje autónomo, con correlaciones que van desde muy alto a moderado entre el nivel de práctica y cada uno de los seis principios del Método. La capacidad de aplicar los principios del Método durante la ejecución del ejercicio The Hundred puede indicar el nivel de práctica del profesional, porque cuanto mayor es el aprendizaje de los principios, mayor es el nivel de práctica del profesional de Pilates.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLecturas: Educación Física y Desportes. Buenos Aires. Vol. 25, n. 267 (2019), p. 47-63pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExercíciopt_BR
dc.subjectExercise movement techniquesen
dc.subjectPilatespt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectExerciseen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRespirationen
dc.subjectRespiraçãopt_BR
dc.subjectEjercicios y técnicas de movimientoes
dc.subjectAprendizajees
dc.subjectEjercicioes
dc.subjectRespiraciónes
dc.titleRelação entre a aplicação dos princípios do Pilates e o nível de práticapt_BR
dc.title.alternativeRelationship Between Application of the Pilates Principles and Level of Practice en
dc.title.alternativeRelación entre la aplicación de los principios de Pilates y el nivel de práctica es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125332pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples