Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Michele Assis dept_BR
dc.contributor.authorHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T04:26:09Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2595-4520pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220811pt_BR
dc.description.abstractUma educação antirracista envolve a relaçãoe o convívio entre pessoas e estrutura social. Este convívio é ampliado no ambiente escolar, pois é neste espaço que crianças e jovens estabelecem novas relações sociais com pessoas de diferentes etnias, gêneros e identidades. Tais relações acabam por influenciar diretamente a construção da autoimagem de cada indivíduo.Assim, a educação antirracista é aquela que atua de modo a permitir que todos tenham sua identidade e história acolhida no espaço escolar. Para além do processo de ensino conteudista, um dos principais desafios éticos do ensino dos componentes curriculares nas escolas é a garantia do reconhecimento e valorização da pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro. A presente pesquisa, por meio deanálise documental,examinaa Base Municipal Comum Curricular do Ensino Fundamental do município de Esteio(RS),homologada no ano de 2017, sob a perspectiva antirracista, verificando se a temática da diversidade étnico-racial está presente nas diretrizes deste documentoe, ainda, se há orientações para sua abordagem em sala de aula. Com a análise, constatou-se que a temática racial ainda não conquistou um espaço de destaque na prática pedagógicae que existemlacunas visíveis nas orientações do documento.pt_BR
dc.description.abstractAn anti-racist education involves the relationship and coexistence between people and social structure. This interaction is extended in the school environment, the space that children and young people establish new social relationships with people of different ethnicities, genders and identities. Such relationships directly influence the construction of each individual's self-image. Thus, anti-racist education allows everyone to have their identity and history embraced in the schoolspace. In addition to the content teaching process, one of the main ethical challenges in teaching curriculum components in schools is ensuring the recognition and appreciation of the plurality of Brazilian socio-cultural heritage. This research, by meansof documentary analysis, examines the Common Municipal Curricular Base of Elementary Education in the municipality of Esteio (RS), approved in 2017, under the anti-racist perspective, checking if the theme of ethnic-racial diversity is present in this document and also if there are guidelines for its approach in the classroom. With the analysis, it was found that the racial theme has not yet achieved a prominent place in pedagogical practice and that there are visible gaps in the document's guidelines.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 4, n. 3 (2021), p. 596-613pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectAnti-racist Educationen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.titlePerspectivas antirracistas no ensino de ciências e matemática : uma análise da Base Comum Curricular de Esteio/RSpt_BR
dc.title.alternativeAnti-racist perspectives in science and mathematics teaching : an analysis of the Common Curricular Base of Esteio/RSen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125499pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples