Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Camila Brito Collares dapt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Pedro Fernando Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorHeidemann, Leonardo Albuquerquept_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T04:25:42Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1982-2413pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220794pt_BR
dc.description.abstractInvestigar os resultados da implementação de atividades experimentais que envolvem estudantes de Educação Básica ativamente na tomada de decisão sobre o delineamento de experimentos, passando pela coleta e análise de dados até a construção de conclusões baseadas em evidências, é o foco do presente trabalho. Adaptando a metodologia de Episódios de Modelagem, já utilizada no Ensino Superior, para o Ensino Básico, implementamos duas atividades em uma turma de Ensino Médio: uma sobre pêndulos e outra sobre geração de energia elétrica. Especificamente, buscamos indícios de aprendizagem significativa, entendida na acepção de David Ausubel, quando grupos de alunos realizam atividades focadas no processo de modelagem científica. Respondemos a seguinte questão de pesquisa: Como a modelagem científica pode propiciar melhores condições para a ocorrência da aprendizagem significativa de conhecimentos científicos durante a realização de atividades experimentais na Educação Básica? Encontramos indícios de que, dos cinco grupos de alunos investigados, quatro demonstraram evidências de aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.abstractInvestigate the results of the implementation of experimental activities which actively involve Primary Education students in the decision making about the outlining of experiments, ranging from data analysis and collection, to the construction of evidence based conclusions is the focus of the present paper. Adapting the methodology of Modeling Episodes, already used in Higher Education, to Primary Education, we implemented two activities in a High School Class: one about pendulums and another about electric energy. Specifically, we sought indications of meaningful learning, as defined by David Ausubel, when groups of students do activities focused on the process of scientific modeling. We answered the following research question: How can scientific modeling provide better conditions for the occurrence of meaningful learning of scientific knowledge during experimental activities in Primary Education? We have found evidence that, of the five investigated student groups, four have demonstrated evidence of meaningful learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 15, n. 3 (dez. 2020), p. 166-187pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific modelingen
dc.subjectModelagem científicapt_BR
dc.subjectModeling episodesen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPêndulopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectGeradores elétricospt_BR
dc.subjectPendulumsen
dc.subjectElectric Generatorsen
dc.titleUm estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA study about meaningful learning evidences in experimental activities focused on the scientific modeling process in middle school en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122543pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples