Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio
dc.contributor.author | Silva, Camila Brito Collares da | pt_BR |
dc.contributor.author | Dorneles, Pedro Fernando Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Heidemann, Leonardo Albuquerque | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T04:25:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-2413 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/220794 | pt_BR |
dc.description.abstract | Investigar os resultados da implementação de atividades experimentais que envolvem estudantes de Educação Básica ativamente na tomada de decisão sobre o delineamento de experimentos, passando pela coleta e análise de dados até a construção de conclusões baseadas em evidências, é o foco do presente trabalho. Adaptando a metodologia de Episódios de Modelagem, já utilizada no Ensino Superior, para o Ensino Básico, implementamos duas atividades em uma turma de Ensino Médio: uma sobre pêndulos e outra sobre geração de energia elétrica. Especificamente, buscamos indícios de aprendizagem significativa, entendida na acepção de David Ausubel, quando grupos de alunos realizam atividades focadas no processo de modelagem científica. Respondemos a seguinte questão de pesquisa: Como a modelagem científica pode propiciar melhores condições para a ocorrência da aprendizagem significativa de conhecimentos científicos durante a realização de atividades experimentais na Educação Básica? Encontramos indícios de que, dos cinco grupos de alunos investigados, quatro demonstraram evidências de aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Investigate the results of the implementation of experimental activities which actively involve Primary Education students in the decision making about the outlining of experiments, ranging from data analysis and collection, to the construction of evidence based conclusions is the focus of the present paper. Adapting the methodology of Modeling Episodes, already used in Higher Education, to Primary Education, we implemented two activities in a High School Class: one about pendulums and another about electric energy. Specifically, we sought indications of meaningful learning, as defined by David Ausubel, when groups of students do activities focused on the process of scientific modeling. We answered the following research question: How can scientific modeling provide better conditions for the occurrence of meaningful learning of scientific knowledge during experimental activities in Primary Education? We have found evidence that, of the five investigated student groups, four have demonstrated evidence of meaningful learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 15, n. 3 (dez. 2020), p. 166-187 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Scientific modeling | en |
dc.subject | Modelagem científica | pt_BR |
dc.subject | Modeling episodes | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Pêndulo | pt_BR |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Geradores elétricos | pt_BR |
dc.subject | Pendulums | en |
dc.subject | Electric Generators | en |
dc.title | Um estudo sobre indícios de aprendizagem significativa em atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | A study about meaningful learning evidences in experimental activities focused on the scientific modeling process in middle school | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122543 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39951)Exact and Earth Sciences (6085)