Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMachado, Sandropt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T04:25:21Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2358-8322pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220776pt_BR
dc.description.abstractO artigo, a partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, tem como objetivo discutir desafios éticos e metodológicos implicados na realização de uma pesquisa com crianças. Metodologicamente, tomam-se como materialidade investigativa as notas de campo de uma pesquisa de Mestrado. Para tanto, é realizada uma análise textual das notas de campo, no sentido de ilustrar o processo de geração dos dados e a elaboração do relatório final. Desse modo, são apresentadas considerações sobre as orientações legais a respeito da pesquisa com crianças e um panorama sobre os Estudos Sociais da Infância e suas contribuições para a discussão ética. Ademais, é apresentada uma análise sobre a participação das crianças na pesquisa enquanto parte do processo investigativo. Por fim, nas conclusões, defende-se a necessidade de que os pesquisadores compreendam as produções das crianças, não apenas como objeto de confirmação de suas premissas teóricas, mas como constituintes de reflexões.pt_BR
dc.description.abstractThe article, based on the field of Social Studies of Childhood, aims to discuss ethical and methodological challenges involved in conducting research with children. Methodologically, we take as investigative materials the field notes of a Masters’ research. A textual analysis of the field notes is then performed to illustrate the data generation process and the preparation of the final report. Thus, we present considerations on the legal guidelines regarding research with children and an overview on the Social Studies of Childhood and their contributions to the ethical discussion. In addition, an analysis of the children’s participation in the research as part of the investigative process is presented. Finally, as final remarks, we advocate the need for researchers to understand children’s productions, not only as an object of confirmation of their theoretical premises, but as constituents of reflections.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Humanidades & Inovação. Palmas-Tocantins, 2020. Vol. 7, n. 28 (dez. 2020), p. 159-175pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectResearch with childrenen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectEstudos sociaispt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSocial Studies of Childhooden
dc.subjectÉticapt_BR
dc.titleNotas de campo : percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeField notes : ethical and methodological pathways in a research with children in early childhood educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001123048pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples