Show simple item record

dc.contributor.authorAgranionih, Neila Toninpt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2021-05-05T04:28:56Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0104-4877pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220553pt_BR
dc.description.abstractO artigo descreve uma pesquisa fundamentada na Epistemologia Genética, realizada com nove alunos da segunda série do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Erechim-RS. O objetivo central da pesquisa foi investigar concepções construídas na interação criança-escrita numérica que contribuem para a construção do valor posicional. Foram realizados pré e pós-testes e onze sessões de intervenção com nove alunos, utilizando o método clínico de Piaget. As intervenções propostas nas sessões da pesquisa favoreceram um avanço das crianças em direção à compreensão dos princípios aditivo, multiplicativo e de posicionalidade que caracterizam o sistema de numeração decimal. A pesquisa evidenciou um maior avanço dos sujeitos da pesquisa em relação ao domínio da escrita numérica convencional do que em relação à compreensão do valor posicional e uma mútua infl uência no desenvolvimento de ambos. Evidenciou também que as notações, por si sós, não são transparentes às crianças e que o aprendizado do valor posicional a partir da escrita numérica consiste num processo construtivo, não linear, de concepções em direção à compreensão do valor posicional, construídas à medida que as situações didáticas provocam refl exões e sucessivas tomadas de consciência sobre as notações em si e sobre as relações entre escritas e agrupamentos.pt_BR
dc.description.abstractThis article describes a research that accomplished nine second class students from Elementary School in a public school in the town of Erechim-RS. It aims to investigate conceptions built upon the children-numeric writing interaction that contributes for the construction of place value, using the clinical method of Piaget and Genetic Epistemology. The proposal interventions improved an advance of the children to a better understanding of the additive, multiplicative principles and the “posicionality” principle. The research evidenced a higher advance regarding the knowledge of the conventional numeric writing itself than regarding the comprehension of place value posicional and a mutual infl uence of both. The study shows that the notational system is not transparent to children and it needs a non-linear constructive process of conceptions towards the comprehension of place value built as the didactic situations evoke refl ections and ontinuous consciousness about notations themselves and about the relations between writings and groupings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofZetetiké. Campinas. Vol. 19, n. 35 (jan./jul. 2011), p. 139-163pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlace valueen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDecimal numerical systemen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectNumeric notationsen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleConcepções de alunos de 2ª série sobre escritas numéricas de milhares e valor posicionalpt_BR
dc.title.alternativeConceptions of second graders about numerical writings and place value en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000852760pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record