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dc.contributor.advisorReppold Filho, Alberto Reinaldopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Marcel Bica dept_BR
dc.date.accessioned2021-05-04T04:26:57Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220446pt_BR
dc.description.abstractNas três últimas décadas, observa-se, no Brasil, um aumento de projetos sociais destinados a crianças e jovens em vulnerabilidade. Neste cenário, o esporte ganhou força, sendo reconhecido como direito de todos os cidadãos. Nestes projetos, cada vez mais, o esporte é utilizado como ferramenta para inclusão social, tornandose relevante entender como os atores envolvidos percebem estas iniciativas. Esta pesquisa objetiva compreender as percepções de educadores, educandos e seus familiares sobre a utilização do Futebol 3 Tempos em um projeto social em Porto Alegre/RS. O estudo foi do tipo descritivo e empregou uma abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa três educadores, seis educandos, com idades de 13 a 17 anos, de ambos os sexos, e seus respectivos familiares. As percepções dos educadores e dos educandos foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, e as dos familiares por meio de questionário aberto. O material das entrevistas e dos questionários foi submetido à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, na percepção dos participantes, a participação no projeto de Futebol 3 Tempos auxilia em questões comportamentais que vão além da prática esportiva, como o respeito ao próximo, solidariedade e liderança. Em relação aos motivos para participar do projeto, o gosto pela prática do futebol ficou evidente. São citados também: empoderamento feminino, comunicação e diálogo em grupo, e diversas possibilidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Quanto aos objetivos, destacam-se o fair play, a igualdade de gênero, a inclusão e a diversidade. Os desafios e dificuldades giram em torno da competitividade, fazendo com que muitas vezes a inclusão das meninas não seja acolhida pelo grupo. Neste sentido, os participantes percebem que não está sendo dado valor aos acordos estabelecidos em conjunto. Oportunidades de melhoria na metodologia são relatadas pelos educadores e educandos, como tornar o primeiro e o terceiro tempo do jogo mais dinâmicos, promover com maior frequência capacitações para mediadores, pensar em novas regras e possibilidades para que o desenvolvimento dos três tempos não seja tão “mecânico” e que de fato ocorra a participação de todos. Pode-se concluir que na percepção dos três segmentos estudados o Futebol 3 Tempos traz contribuições para os participantes, embora possa ser melhorado em alguns dos seus aspectos.pt_BR
dc.description.abstractIn the last three decades, there has been a growing increase in social projects targeting vulnerable children and young people in Brazil. In this scenario, the sport gains strength, being recognized as a right of all citizens. In these projects, increasingly, sport is used as a tool for social inclusion, making it relevant to understand how the actors involved perceive the importance of these initiatives. This research aims to understand the perceptions of educators, students and their families about the use of Futebol 3 Tempos (Football with 3 Halves) in a social project in Porto Alegre/Brazil. The research was descriptive and used a qualitative approach. The study included three educators, six young people, aged 13 to 17 years, of both sexes, and their respective family members. The perceptions of the educators and students were obtained through semi-structured interviews, and those of the family members through an open questionnaire. The interviews and questionnaires were submitted to content analysis. The results indicated that, in the participants' perception, participation in the Football 3 Times project helps in behavioral issues that go beyond sports practice, such as respect for others and solidarity, as well as communication and leadership skills. Regarding the reasons for participating in the project, the appreciation for soccer practice is evident. Also mentioned are female empowerment, communication and group dialogue, and various possibilities for learning and personal development. As for the objectives, they highlight fair play, gender equality, inclusion and diversity. The challenges and difficulties revolve around competitiveness, so that the inclusion of girls is often not really welcomed by the group. In this sense, they realize that they are not giving value to the agreements established between them and to the reflections carried out together. Opportunities for improvement in methodology are reported by educators and students, such as making the first and third half of the game more dynamic, promoting more often training for mediators, thinking of new rules and possibilities so that the development of the three tiers is not so “mechanical” and that the participation of all actually occur. It can be concluded that in the perception of the three segments studied, Football 3 Times brings relevant contributions to the participants, although it can be improved in some of its aspects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectFootball 3 Timesen
dc.subjectProjetos sociaispt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleAs percepções de educadores, educandos e seus familiares sobre a utilização do Futebol 3 Tempos em um projeto social esportivo de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.title.alternativeAs percepções de educadores, educandos e seus familiares sobre a utilização do Futebol três Tempos em um projeto social esportivo de Porto Alegre/RS pt
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124798pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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