O espaço do ensino-aprendizagem de línguas na educação brasileira : uma visão inclusiva
Fecha
2009Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Resultado do resgate dos estudos teóricos, das diversas observações de docência, das práticas dos períodos de estágio, todos realizados durante o curso, e da experiência em trabalho voluntario na Casa Brasil de Porto Alegre, esta monografia apresenta algumas reflexões sobre o espaço do processo dl ensino-aprendizagem de línguas na educação brasileira, numa visão inclusive. A primeira parte do trabalho objetiva discutir algumas questões consideradas essenciais para I nortear a atuação do profess ...
Resultado do resgate dos estudos teóricos, das diversas observações de docência, das práticas dos períodos de estágio, todos realizados durante o curso, e da experiência em trabalho voluntario na Casa Brasil de Porto Alegre, esta monografia apresenta algumas reflexões sobre o espaço do processo dl ensino-aprendizagem de línguas na educação brasileira, numa visão inclusive. A primeira parte do trabalho objetiva discutir algumas questões consideradas essenciais para I nortear a atuação do professor, entre elas: concepção de língua, dentro e fora da sala de aula; processo ensino-aprendizagem de línguas; capital cultural e capital lingüístico. Oferece também uma visão sobre a importância de se assumir a leitura e a escrita como um compromisso de todos as áreas, ou seja, do conjunto das disciplinas e da comunidade escolar. A segunda parte apresenta duos propostas de utilização da língua como ponte em projetos integrados e de inserção do aluno em ambientes digitais: 1) a partir do trabalho interdisciplinar exemplificado pelo Projeto Amora (Colégio de Aplicação/UFRGS) e 2) a partir da experiência no Projeto Inglês para a Comunidade (Casa Brasil/ONG Moradia e Cidadania). O trabalho, por fim, adota uma abordagem de educação vista como um direito e um instrumento de cidadania, onde o ensino-aprendizagem de português e de línguas adicionais desempenha um papel fundamental para a inclusão social. ...
Abstract
This monograph presents some considerations on the language teaching-learning process within the Brazilian educational context examined from an inclusive point of view. The study is a result of a theoretical review and of observations based on a volunteer work performed at Casa Brasil in Porto Alegre as well as on internship and teaching practices completed throughout the Language Ads course. The first part of the study aims at discussing some issues essential to guide teachers' performance, su ...
This monograph presents some considerations on the language teaching-learning process within the Brazilian educational context examined from an inclusive point of view. The study is a result of a theoretical review and of observations based on a volunteer work performed at Casa Brasil in Porto Alegre as well as on internship and teaching practices completed throughout the Language Ads course. The first part of the study aims at discussing some issues essential to guide teachers' performance, such as: the concept of language inside I and outside the classroom, the language teaching-learning process, and the cultural and linguistic capital. This section of the study also explains the importance of viewing the reading and writing process as a commitment shared among all educational segments, including the various disciplines available and the school community as a whole. The second part of the study presents two approaches on how to use language as a bridge in integrated projects and as a vehicle to insert students in digital learning environments: 1) the first one is based on an interdisciplinary work illustrated by "Projeto Amore", developed at Colégio de Aplicação/UFRGS; 2) the second one is exemplified by outcomes obtained in the project "Inglês para a Comunidade /English for the Community, developed at Casa Brasil/NGO Moradia e Cidadania. The study, in sum, lays its foundation on a perspective which not only sees education as a fundamental right and a pathway to citizenship, but also views the teaching-learning process of native and foreign languages as an instrument to promote social inclusion. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Letras (1219)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License