Show simple item record

dc.contributor.advisorAltenhofen, Cleo Vilsonpt_BR
dc.contributor.authorPacheco, Mônica Limapt_BR
dc.date.accessioned2010-05-13T04:16:48Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/22036pt_BR
dc.description.abstractResultado do resgate dos estudos teóricos, das diversas observações de docência, das práticas dos períodos de estágio, todos realizados durante o curso, e da experiência em trabalho voluntario na Casa Brasil de Porto Alegre, esta monografia apresenta algumas reflexões sobre o espaço do processo dl ensino-aprendizagem de línguas na educação brasileira, numa visão inclusive. A primeira parte do trabalho objetiva discutir algumas questões consideradas essenciais para I nortear a atuação do professor, entre elas: concepção de língua, dentro e fora da sala de aula; processo ensino-aprendizagem de línguas; capital cultural e capital lingüístico. Oferece também uma visão sobre a importância de se assumir a leitura e a escrita como um compromisso de todos as áreas, ou seja, do conjunto das disciplinas e da comunidade escolar. A segunda parte apresenta duos propostas de utilização da língua como ponte em projetos integrados e de inserção do aluno em ambientes digitais: 1) a partir do trabalho interdisciplinar exemplificado pelo Projeto Amora (Colégio de Aplicação/UFRGS) e 2) a partir da experiência no Projeto Inglês para a Comunidade (Casa Brasil/ONG Moradia e Cidadania). O trabalho, por fim, adota uma abordagem de educação vista como um direito e um instrumento de cidadania, onde o ensino-aprendizagem de português e de línguas adicionais desempenha um papel fundamental para a inclusão social.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph presents some considerations on the language teaching-learning process within the Brazilian educational context examined from an inclusive point of view. The study is a result of a theoretical review and of observations based on a volunteer work performed at Casa Brasil in Porto Alegre as well as on internship and teaching practices completed throughout the Language Ads course. The first part of the study aims at discussing some issues essential to guide teachers' performance, such as: the concept of language inside I and outside the classroom, the language teaching-learning process, and the cultural and linguistic capital. This section of the study also explains the importance of viewing the reading and writing process as a commitment shared among all educational segments, including the various disciplines available and the school community as a whole. The second part of the study presents two approaches on how to use language as a bridge in integrated projects and as a vehicle to insert students in digital learning environments: 1) the first one is based on an interdisciplinary work illustrated by "Projeto Amore", developed at Colégio de Aplicação/UFRGS; 2) the second one is exemplified by outcomes obtained in the project "Inglês para a Comunidade /English for the Community, developed at Casa Brasil/NGO Moradia e Cidadania. The study, in sum, lays its foundation on a perspective which not only sees education as a fundamental right and a pathway to citizenship, but also views the teaching-learning process of native and foreign languages as an instrument to promote social inclusion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de línguaspt_BR
dc.subjectTeaching-learning processen
dc.subjectLinguistic educationen
dc.subjectForeign language acquisitionen
dc.subjectSocial inclusionen
dc.titleO espaço do ensino-aprendizagem de línguas na educação brasileira : uma visão inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000738264pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record