Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Paulo Roberto Florencio de Abreu ept_BR
dc.contributor.authorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T04:22:38Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1982-0003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219940pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata dos diferentes movimentos cartográficos. É um recorte de uma pesquisa baseada na possibilidade dos sujeitos alunos do Ensino Fundamental em representar as paisagens do espaço vivido a partir da problematização da lógica cotidiana. O trabalho está ancorado na Teoria da Complexidade no qual é necessário uma constante autoria reflexiva. Desta forma, esta contribuição trilha para desafios de ensinar a Geografia numa dialógica com a Cartografia e a Cartografia Social. Apesar das constantes mutações, a paisagem é única, mas é processual. Consideramos a dinâmica relacional porque cada sujeito é envolvido na constituição de cada paisagem. A paisagem parece se revitalizar através das representações sociais que elaboramos sobre ela. Além disso, consideramos os fatores objetivos e subjetivos através da complexidade do olhar que reflete nos estudos geográficos. Mas como compreender a paisagem se é processual? Através do conhecimento e da dúvida que criam o poder que é exercido pelos sujeitos de maneira individual ou em grupo. É nesta conotação que este artigo objetiva considerar a Cartografia Social nas aprendizagens de Geografia. Ele é um recorte de uma pesquisa ancorada na Pesquisa Qualitativa de cunho bibliográfico e experimental. Portanto, sua metodologia é baseada nas experiências enquanto aproximação com uma constante pesquisa-ação. Isso ocorre a partir da importância que tem o conhecimento cartográfico construído nas escolas. Os alunos, considerados como sujeitos sociais, devem questionar, analisar, diagnosticar complexidades provisórias. Neste sentido, eles devem ser partícipes sociais no território de (com)vivênciapt_BR
dc.description.abstractThis article deals with the different cartographic movements. It is an excerpt from a research based on the possibility of elementary school students to represent landscapes of the lived space from the problematization of everyday logic. The work is anchored in Complexity Theory in which constant reflexive authorship is necessary. Thus, this contribution to the challenges of using Geography in a dialog with Cartography and Social Cartography. Despite the constant changes, the landscape is unique, but it is procedural. Consider the relational dynamics because each subject is basic in the constitution of each landscape. The landscape seems to be revitalized through the social representations that we elaborate about it. In addition, it considers objective and subjective factors through the complexity of the look that reflect geographic studies. But how to understand the landscape if it is procedural? Through knowledge and doubt that create the power that is exercised by the subjects individually or in a group. It is in this connotation that this article aims to consider Social Cartography in the learning of Geography. It is an excerpt from a research anchored in the Qualitative Research of bibliographic and experimental nature. Therefore, its methodology is based on experiences while constant action research is approaching. This occurs due to the importance of the cartographic knowledge built in schools. Students, considered as social subjects, must question, analyze, diagnose provisional complexities. In this sense, they must be social participants in the territory of (with) experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPara onde?, Porto Alegre. Vol. 15, n.1 (2021), P. 1-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial Cartographyen
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCartographyen
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectComplexityen
dc.titleA cartografia social no contexto escolar : estudando espaços vividos a partir das representações de paisagenspt_BR
dc.title.alternativeSocial cartography in the school context : studying lived spaces from landscapes representationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001124309pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples