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dc.contributor.authorAssis, Évelin Fulginiti dept_BR
dc.contributor.authorNogues, Camila Perespt_BR
dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.contributor.authorCorso, Helena Vellinhopt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T04:22:19Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219930pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo verificar as relações entre o desempenho em tarefas de resolução de problemas de raciocínio quantitativo, de leitura e de funções executivas em alunos de quinto ano do Ensino Fundamental. Além disso, foi verificada a presença do efeito de consistência, relacionado à concordância entre a linguagem do enunciado e a operação a ser utilizada nos problemas matemáticos. Os resultados evidenciaram relações (correlação de Spearman) entre as tarefas de: resolução de problemas, reconhecimento de palavras e compreensão de leitura, apontando para o importante papel da realização de inferências. Também foram encontradas correlações significativas entre as medidas de funções executivas, de compreensão de leitura e de resolução de problemas, com destaque para a memória de trabalho. O efeito de consistência foi encontrado (comparação de Wilcoxon), demonstrando que problemas cuja linguagem é consistente com a operação envolvida são mais fáceis de resolver do que os de linguagem inconsistente.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to verify the relations between the performance of 5th graders in tasks of quantitative reasoning problem solving, reading and executive functions. Furthermore, the presence of the consistency effect was verified, which relates to the agreement between the wording of the mathematical problem and the operation required to solve it. The results evidenced relations (Spearman correlation) between the following tasks: problem solving, word recognition and reading comprehension, thus indicating the important role of inferences. Significant correlations were also demonstrated between measures of executive functions, reading comprehension and problem solving, with an emphasis on working memory. The consistency effect was found (Wilcoxon comparison), showing that problems in which language is consistent with the operation involved are easier to solve than problems with inconsistent language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 27 (2021), e21004, 16 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematical logical reasoningen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectComprehensive readingen
dc.subjectCognitive consistencyen
dc.titleRelações entre compreensão de leitura, resolução de problemas deraciocínio quantitativo e funções executivaspt_BR
dc.title.alternativeRelations between reading comprehension, quantitative reasoning problem solving and executive functions en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001124093pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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