Show simple item record

dc.contributor.advisorBulhões, Maria Ameliapt_BR
dc.contributor.authorMarçal, Cristiane Weizenmannpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-14T04:26:42Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219866pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como foco a gestão autônoma da arte no contexto socioeconômico contemporâneo, aqui estudado através do campo da inovação socioeconômica. Formas diferentes de gestão foram investigadas através de iniciativas agrupadas em torno da produção, difusão e consumo da arte, atuantes na cidade de Porto Alegre, Brasil. As gestões estudadas são consideradas dentro do espectro que Gregory Sholette chama de matéria escura, referindo-se às pequenas iniciativas artísticas relegadas à sombra do mainstream da arte. A investigação das estratégias dessas iniciativas vai ao encontro do conceito de inovação social, que teoriza uma nova lógica de gestão, produção e consumo de bens materiais e simbólicos em tempos de uma nova economia. As gestões aqui entendidas como autônomas surgem às margens das instituições consolidadas do sistema da arte, como os grandes museus, galerias de prestígio e feiras que movimentam altos valores financeiros. São agentes do campo da arte que investem seu tempo e dinheiro em lugares adaptados muitas vezes para serem galerias e atelieres compartilhados, museus alternativos, espaços culturais e artísticos.pt_BR
dc.description.abstractThese research focuses on the autonomous management of art within a contem porary socioeconomic context, studied through the field of socioeconomic innovation. Different forms of management were investigated through initiatives set around the production, diffusion and consumption of art in the city of Porto Alegre, Brazil. The initiatives studied are considered within the spectrum that Gregory Sholette calls “dark matter”, referring to small artistic initiatives relegated to the shadow of art’s mainstream. The research about the specific strategies they developed are thought in relation to the concept of “social innovation”, which theorizes a new logic of management, production and consumption of material and symbolic goods in times of a new economy. The initiatives addressed her are understood as autonomous, they appear on the margins of the art system’s solid institutions, such as great museums, prestigious galleries and fairs that move high financial values. These initiatives are agents in the art field who invest their time and money in places many times adapted to function as galleries and shared studios, alternative museums, cultural and artistic spaces.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectArt systemen
dc.subjectSistema da artept_BR
dc.subjectVisual artsen
dc.subjectInovação socialpt_BR
dc.subjectSocioeconomic innovationen
dc.subjectAutonomous management of arten
dc.titleA gestão autônoma da arte como inovação socioeconômicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124467pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record