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dc.contributor.advisorPaskulin, Lisiane Manganelli Girardipt_BR
dc.contributor.authorSerbim, Andreivna Khareninept_BR
dc.date.accessioned2021-04-14T04:26:23Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219849pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O conceito da alfabetização em saúde é relativamente novo no Brasil. É definida como o grau em que as pessoas estão aptas para acessar, entender, avaliar e comunicar informações de saúde, a fim de manter e promover a saúde ao longo da vida. Os idosos podem ser marginalizados com relação à mesma, o que determina a necessidade de intervenções educativas. Objetivo: analisar os efeitos de uma intervenção educativa na alfabetização em saúde de idosos vinculados à atenção primária do município de Arapiraca/Alagoas, oferecida por uma enfermeira, quando comparada ao atendimento de saúde usual de idosos. Métodos: estudo quase-experimental, do tipo grupo controle não equivalente, com abordagem de métodos mistos. Os participantes do estudo foram os idosos cadastrados em duas unidades de saúde do Município. A amostra calculada foi de 21 idosos no Grupo Intervenção (GI) e 21 no Grupo de Comparação (GC). No baseline e follow up foi avaliada a alfabetização em saúde utilizando os instrumentos Short Assesment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults e Health Literacy, além de hábitos de saúde da Caderneta do Idoso. A intervenção Alfa-Saúde durou cinco meses e foi realizada semanalmente. As variáveis categóricas foram expressas como frequência relativa e variáveis contínuas foram expressas por mediana e intervalo interquartil. Para a comparação dos dados no baseline e follow up e para a comparação dos dados entre o GI e o GC, foram utilizados testes T emparelhado e teste T independente. O teste de McNemar foi realizado para comparar as proporções das variáveis categóricas estudadas entre os tempos (baseline e follow up). O GEE Model foi usado para comparar os grupos, os tempos e a interação. Foi realizada análise temática para os resultados qualitativos, utilizando como categorias as questões que compõem o instrumento Health Literacy. Essas categorias deram origem aos temas que foram utilizados para a comparação no baseline e follow up e entre o GI e GC. Para a triangulação, foram analisados os dados quantitativos e qualitativos buscando suas convergências e diferenças. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Nº CAAE: 72106817.2.0000.5347. Resultados: Houve efeito de interação entre os grupos ao longo do tempo nos escores da alfabetização em saúde, porém sem significância estatística. Hábitos de saúde (vacinação, três refeições diárias e consumo de carne) apresentaram efeito de interação(p≤0.05). Na etapa qualitativa, observou-se no GI o desenvolvimento das habilidades de acessar, comunicar e avaliar a informação em saúde e a estabilidade na habilidade de compreensão. Na triangulação verificou-se convergência dos resultados nas quatro habilidades com a melhora nos hábitos de saúde e pelo aumento do escore de alfabetização em saúde, ainda que sem significância estatística neste último. Conclusões: O Alfa-Saúde melhorou os escores e desenvolveu as habilidades de alfabetização em saúde, com idosos mais confiantes e críticos com relação à informação em saúde. Também mostrou-se como um dispositivo importante a ser realizado por enfermeiros para a mudança de hábitos de saúde e maior acesso à informação refletindo no autocuidado e no empoderamento dos idosos.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The concept of health literacy is a relatively new term in the Brazilian context. It is defined as the degree to which people are able to access, understand, appraise and communicate information to promote and maintain health across the life-course. Older adults may be marginalized regarding health literacy, which determines the need for educational interventions. Objective: To evaluate the effects of an educational intervention on health literacy in older adults from primary health care in Arapiraca/Alagoas, offered by a nurse, when compared to the usual health care available for older people. Methods: quasi-experimental study with non-equivalent control group and mixed methods approach by concomitant triangulation. The study participants were older adults registered in two health units in Arapiraca / Alagoas. The sample calculated was 21 older adults in the Intervention Group (IG) and 21 in the Comparison Group (CG). At baseline and follow up, health literacy was assessed using the instruments Health Literacy and Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults, and the variables health habits of the Elderly Health Handbook. The Alfa-Health Program took five months and occurred weekly. For quantitative data analysis, categorical variables were expressed as relative frequency and continuous variables were expressed as median and interquartile range for those with asymmetric distribution. For data comparison of baseline and follow up and between IG and CG, parametric tests (paired t-test and independent t-test) were performed. The McNemar test was performed to compare the proportions of categorical variables studied between the times (baseline and follow up). The GEE Model was used to compare groups, time and interaction. For qualitative results, the thematic analysis established as categories the questions which comprehend the Health Literacy instrument. These categories have originated the themes that were used for baseline and follow up comparison and between IG and CG. NVivo 11.0 was used for data organization. For concomitant triangulation, quantitative and qualitative data were analysed for convergence, differences or any combination. This study was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Sul, CAAE Nº: 72106817.2.0000.5347. Results: There was an interaction effect between the groups over time on health literacy scores, but without statistical significance. Health habits (vaccination, three meals per day and meat consumption) presented interaction effect with statistical significance (p≤0.05). In the qualitative stage of IG, it was observed the development of the skills of accessing, communicating and appraising health information and the stability of the comprehension skill. In the triangulation there was convergence of results most of the time, reinforced by the improvement of health habits and increased knowledge regarding health. Conclusions: Alfa-Health Program improved scores and developed health literacy skills, with older adults more confident and critical about health information. It also proved to be an important device for changing health habits, reflecting on self-care and empowerment of the older adults.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetização em saúdept_BR
dc.subjectHealth literacyen
dc.subjectHealth promotionen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectHealth of the elderlyen
dc.subjectSaúde do idosopt_BR
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.titleEfeitos de uma intervenção educativa na alfabetização em saúde de idosos na atenção primáriapt_BR
dc.title.alternativeEffects of an educational intervention on health literacy of the elderly in primary care en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001124501pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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