Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica
dc.contributor.author | Alves, Thiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Farenzena, Nalú | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Adriana Aparecida Dragone | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Jose Marcelino de Rezende | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T04:24:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0034-7612 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/219652 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo do presente artigo é estimar impactos da queda da arrecadação tributária para o financiamento da educação básica em virtude dos efeitos econômicos adversos da pandemia da COVID-19. Para tanto, são analisados três cenários hipotéticos de queda da arrecadação e seus efeitos para as receitas da educação nos estados e municípios, por meio de um modelo de previsão que combinou dados de receitas de impostos com receitas vinculadas a educação e matrículas. No cenário mais otimista, a redução da receita líquida de impostos de 7% implicaria um decréscimo dos recursos para educação básica de R$ 16,6 bilhões por ano. A receita aluno-mês, que, em 2018, foi de R$ 460,00 em média, poderia cair em proporções que variam entre 4,1% e 26,9%, a depender do cenário de redução e do contexto de cada município. Diante da previsível diminuição de recursos, são propostas medidas urgentes para atenuar o aprofundamento das desigualdades na educação, as quais convergem para a transferência de recursos da União aos governos subnacionais. Finalmente ressalta-se o papel virtuoso do investimento na educação, dada a capilaridade desta e o seu caráter intensivo em pessoal. | pt_BR |
dc.description.abstract | El objetivo del artículo es estimar los impactos de la caída de la recaudación tributaria en el financiamiento de la educación básica frente a los efectos económicos adversos de la pandemia de COVID-19. Para ello, se analizan tres escenarios hipotéticos de caída de la recaudación y sus efectos sobre el presupuesto educativo y por alumno en los estados y municipios, por medio de una metodología que combinó datos de ingresos tributarios, recursos impositivos vinculados a la educación y matrículas. En el escenario más optimista, la reducción del 7% de los ingresos tributarios líquidos implicaría una disminución de los recursos para la educación básica de R$ 16,6 mil millones. Los recursos mensuales por alumno que en 2018 fueron de R$ 460,00 en promedio, podrían caer de 4,1% a 26,9%, dependiendo del escenario de reducción. Frente a la previsible disminución de recursos, se proponen medidas urgentes para atenuar la profundización de las desigualdades en la educación, las cuales convergen en la transferencia de recursos federales a los gobiernos subnacionales. Finalmente se resalta el papel virtuoso de la inversión educativa en la economía, dada la capilaridad de la educación y su carácter intensivo en personal. | es |
dc.description.abstract | This article aims to estimate the impact of lower tax revenues on the funding of basic education, in the context of the economic impact of the COVID-19 pandemic. Three hypothetical scenarios of lowering tax revenues are estimated and analyzed, along with their effects on the investment in education in the states and municipalities, per-pupil and overall, using a methodology that combines data on tax revenues, mandatory allocation in education, and enrollment numbers. In the most optimistic scenario, the reduction of 7% in the net tax revenues would lead to a decrease in investment in basic education of more than R$ 16.6 billion. The monthly per-pupil expenditure, which in 2018 was R$ 460 on average, could drop between 4.1% and 26.9% depending on which scenario is considered. This probable reduction in revenues requires urgent measures to attenuate the deepening of educational inequalities, converging to the transference of federal funds to sub-national governments. Finally, we highlight the economic virtue of investing in education, when considering the capillarity of education, and its character of intensive investment in personnel. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de administração pública. Rio de Janeiro. Vol. 54, n. 4 (jul./ago. 2020), p. 979-993 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | es |
dc.subject | Financiamento da educação | pt_BR |
dc.subject | Financiamiento de la educación básica | es |
dc.subject | Desigualdades educativas | es |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Políticas educativas | es |
dc.subject | COVID-19 | en |
dc.subject | School funding | en |
dc.subject | Educational inequalities | en |
dc.subject | Educational policies | en |
dc.title | Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Implicaciones de la pandemia de COVID-19 para la financiación de la educación básica | es |
dc.title.alternative | Implications of the COVID-19 pandemic on funding basic education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001124025 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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