Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCabistani, Roséli Maria Olabarriagapt_BR
dc.date.accessioned2021-04-08T04:15:49Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1415-7128pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219565pt_BR
dc.description.abstractO texto desdobra questões desenvolvidas em nossa pesquisa de doutorado, dentro da temática da psicanálise e educação. Procuramos resgatar elementos do documentário Pro dia nascer feliz (Jardim, 2006), que aborda a educação entre os jovens brasileiros e suas perspectivas de futuro, para propor o desejo inconsciente como possibilitador de um compromisso com o amanhã; bem como o enfrentamento da angústia e do desamparo provocados pelas incertezas contemporâneas, como um tempo necessário à articulação de um percurso aberto à dimensão desejante. Nesse contexto, a primeira educação passa a ser interrogada, e o tema da parentalidade é um elemento fundamental para pensar a exogamia que a passagem adolescente requer realizarpt_BR
dc.description.abstractThis paper expands issues developed in our doctoral research, included on the subject psychoanalysis and education. Our starting point is the documentary movie Pro dia nascer feliz, by João Jardim, about education of young Brazilian citizens and their perspectives for the future. We took some elements of the film in order to propose that unconscious desire makes possible to these youth a commitment with tomorrow, as well as standing up against anguish and abandonment, both aroused by contemporary uncertainties. In this context, first education is questioned and the issue of parenthood is fundamental to consider the exogamy that adolescence traversing requires to accomplish.en
dc.description.abstractEl texto desdobla las cuestiones desarrolladas en nuestra investigación de doctorado, en el tema del psicoanálisis y la educación. Recuperamos elementos del documental Pro dia nascer feliz, de João Jardim, que aborda la educación de los jóvenes brasileños y sus perspectivas de futuro, para proponer el deseo inconsciente como posibilitador de un compromiso con el futuro, así como hacer frente a la angustia y al desamparo causado por la incertidumbre contemporánea, como un tiempo requerido para articular un camino abierto a la dimensión deseante. En este contexto, la primera educación es interrogada y el tema de la parentalidad es un elemento fundamental para pensar la exogamia que la transición adolescente exigees
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstilos da clínica : revista sobre a infância com problemas. São Paulo, SP. Vol. 14, n. 27 (2009), p. 34-47pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectDesireen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectParenthooden
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectAnguishen
dc.subjectAdolescenciaes
dc.subjectDeseoes
dc.subjectFunciones parentaleses
dc.subjectAngustiaes
dc.subjectEducaciónes
dc.titleFormulações sobre o desejo e a economia da angústia na adolescênciapt_BR
dc.title.alternativeFormulations about the unconscious desire and the economy of anguish in adolescence en
dc.title.alternativeFormulaciones del deseo y la economía de la angustia en la adolescencia es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000835441pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples