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dc.contributor.authorSantos, Nathália Maria Lopes dospt_BR
dc.contributor.authorHugo, Fernando Nevespt_BR
dc.date.accessioned2021-03-31T04:18:30Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1413-8123pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219283pt_BR
dc.description.abstractA Política Nacional de Saúde Bucal aponta como pressuposto qualificar a Atenção Básica e adequar o processo de trabalho ao novo modelo de atenção à saúde. Objetiva-se investigar a associação entre a formação profissional dos Cirurgiões-Dentistas em Saúde da Família e o processo de trabalho. Estudo transversal, multicêntrico, com 18.114 Equipes de Saúde Bucal que aderiram ao segundo ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, através de instrumento estruturado. Profissionais com formação em Saúde da Família compartilham mais sua agenda com os outros profissionais da Atenção Básica (RP: 1,04; IC de 95%: 1,03 – 1,06), organizam mais a agenda para ofertar atividades educativas de Saúde Bucal (RP: 1,03; IC de 95%: 1,02 – 1,04), garantem conclusão de tratamento dos usuários mais frequentemente (OR: 1,68; IC de 95%: 1,19 – 2,38), realizam mais visitas domiciliares (RP: 1,08; IC de 95%: 1,07 – 1,09) e utilizam mais protocolos para definição de ações prioritárias (RP: 1,06; IC de 95%:1,04 – 1,07). Investir em formação em Saúde da Família pode ser importante, portanto, para a efetivação de mudanças no modelo de atenção à Saúde Bucal, o qual ainda é pouco preocupado no cuidado integral.pt_BR
dc.description.abstractThe National Oral Health Policy emphasizes the importance of training in Primary Health Care and adapting the work processes to the new health care model. This study seeks to investigate the association between the training of Dental-Surgeons in Family Health and the work process. It involved a cross-sectional and multicentric study, with 18,114 Oral Health Teams that participated on the National Program to Enhance Access and Quality of Primary Health Care. Data were collected through interviews, using a structured questionnaire. Professionals with post-graduate education in Family Health share their schedule with other Primary Care professionals more frequently (PR: 1.04; CI 95%: 1.03 – 1.06), organize their schedule to offer educational activities in Oral Health more frequently (PR:1.03; CI 95%: 1.02 – 1.04), ensure completion of the treatment of patients more frequently (OR: 1.68; CI 95%: 1.19 – 2.38), conduct more home visits (PR: 1.08; CI 95%: 1.07 – 1.09) and use more protocols for prioritizing actions more frequently (PR: 1.06; CI 95%:1.04 – 1.07). Investment in training in Family Health may be important for better performance in Primary Care Dentistry, thereby leading to changes in the model of Comprehensive Oral Health care.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 23, n. 12 (2018), p. 4319-4329pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional Trainingen
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectOral Healthen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectPrimary Health Careen
dc.subjectHealth Evaluationen
dc.subjectAvaliação em saúdept_BR
dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
dc.subjectFamily Healthen
dc.titleFormação em Saúde da Família e sua associação com processos de trabalho das Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básicapt_BR
dc.title.alternativeTraining in Family Health and its association with work processes of Primary Care Dentistry Teams en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122143pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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