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dc.contributor.authorKrämer, Julianept_BR
dc.contributor.authorMartins, Aline Blayapt_BR
dc.contributor.authorDe Marchi, Renato Josépt_BR
dc.date.accessioned2021-03-31T04:17:47Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0101-1774pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219266pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The multi-professional residencies in the Health area started to improve after the Law n° 11.129 of 2005. They are a modality of Latu-sensu graduate education, with the purpose of training professionals to work in the National Unified Health System (SUS). Objective: This study aimed to investigate the current situation, from a perspective of satisfaction with the training in Residency courses, with the residents of the Federal University of Rio Grande do Sul. Material and method: It is a study with a mixed-methods approach. The quantitative section was conducted through the application of a questionnaire to all residents participating in the UFRGS Residency Programs in 2018. The qualitative part was conducted using the focus group technique. Result: There were 81 participants in the quantitative component, and 14 residents of the Oral Health program participated in the focus groups. The quantitative results showed that residents received little or no guidance at the beginning of the program. The qualitative results showed questions that allow inferences about residents' dissatisfaction and lack of knowledge about the functioning of the Programs. Conclusion: Residents recognize that there are still issues with program administration to be improved, and more especially, the recognition of the importance of the Residency Programs within the University.en
dc.description.abstractIntrodução: As residências multiprofissionais em área profissional da saúde ganharam espaço a partir da Lei n°11.129 de 2005. Constituem-se como uma modalidade de ensino de pós-graduação Latu-sensu, com a intenção de capacitar profissionais para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Este estudo teve por objetivo investigar a atual situação, desde uma perspectiva de satisfação com a formação, com cursos de Residência, dos residentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Material e método: Constitui-se de um estudo com abordagem mista. O segmento quantitativo ocorreu através da aplicação de um questionário para todos os residentes participantes do Programa de Residência da UFRGS no ano de 2018. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado através da técnica de grupos focais. Resultado: Totalizaram 81 participantes na abordagem quantitativa e nos grupos focais participaram 14 residentes, pertencentes ao programa de Saúde Bucal. Os resultados quantitativos representam que os residentes receberam pouca ou nenhuma orientação no início do programa. Os resultados qualitativos apresentam questões que permitem fazer inferências acerca da insatisfação e desconhecimento dos residentes acerca do funcionamento dos Programas. Conclusão: Destaca-se que os residentes reconhecem que há ainda questões de gestão do programa a serem aprimoradas, bem como de reconhecimento da sua importância dentro da Universidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de odontologia da UNESP. São Paulo. Vol. 49 (2020), p. 1-12, e20200008pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional Practiceen
dc.titleEvaluation of the residency programs of the Federal University of Rio Grande do Sul from the residents’ viewpt_BR
dc.title.alternativeAvaliação dos programas de residência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na percepção dos residentes en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122021pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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