Um olhar sobre partilha sensível nas artes cênicas
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Date
2020Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este ensaio trata das relações entre as artes cênicas, mais especificamente do teatro e da dança com a fisosofia, com ênfase na partilha de conhecimento sensível. Os argumentos, aqui dissertados, intentam traçar noções de construção de conhecimento de sujeitos a partir do contato com processos formativos em teatro. Para isto, serão utilizadas noções sobre partilha, sensibilidade, estética, dentre outras; ambos aspectos encontrados nos estudos de Jacques Rancière (2005), filósofo com pensamentos ...
Este ensaio trata das relações entre as artes cênicas, mais especificamente do teatro e da dança com a fisosofia, com ênfase na partilha de conhecimento sensível. Os argumentos, aqui dissertados, intentam traçar noções de construção de conhecimento de sujeitos a partir do contato com processos formativos em teatro. Para isto, serão utilizadas noções sobre partilha, sensibilidade, estética, dentre outras; ambos aspectos encontrados nos estudos de Jacques Rancière (2005), filósofo com pensamentos voltados à educação e arte. Como procedimentos metodológicos para confecção desse texto, foram realizadas leituras do livro “Partilha do sensível”, uma resenha crítica do mesmo, e por fim, a criação de diálogos entre seus argumentos e escritos de autores da pedagogia do teatro e da dança. A reflexão procura evidenciar a arte como movimento do sujeito perante si e o mundo. Deste modo, o artigo problematiza noções do texto de Rancière, trazendo suas citações e minhas próprias reflexões a respeito dos escritos, que relacionam os preceitos do autor diretamente com processos formativos nas artes cênicas. ...
Abstract
This essay deals with the relationships between the performing arts, more specifically theater and dance with educational language, with an emphasis on the sharing of sensitive knowledge. The arguments, here discussed, try to draw notions of knowledge construction of subjects from the contact with formative processes in performing arts. For this, it will be used notions about sharing, sensitivity, aesthetics, among others; both aspects found in the studies of Jacques Rancière (2005), philosophe ...
This essay deals with the relationships between the performing arts, more specifically theater and dance with educational language, with an emphasis on the sharing of sensitive knowledge. The arguments, here discussed, try to draw notions of knowledge construction of subjects from the contact with formative processes in performing arts. For this, it will be used notions about sharing, sensitivity, aesthetics, among others; both aspects found in the studies of Jacques Rancière (2005), philosopher with thoughts focused on education and art. As methodological procedures for making this text, readings of the Rancière’s book were carried out, a critical review of it, and finally, the creation of dialogues between its arguments and writings of authors of theater and dance pedagogy. Reflection seeks to show art as the movement of the subject before oneself and the world. In this way, the abstract problematizes notions of the text of Rancière, bringing his quotations and my own reflections on the writings, that relate the author’s precepts directly with formative processes. ...
In
Cena. Porto Alegre. N. 32 (set./dez. 2020), p. 312-318
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National
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