Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCabral, Jeferson de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.date.accessioned2021-03-13T04:26:24Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1519-275Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218752pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio trata das relações entre as artes cênicas, mais especificamente do teatro e da dança com a fisosofia, com ênfase na partilha de conhecimento sensível. Os argumentos, aqui dissertados, intentam traçar noções de construção de conhecimento de sujeitos a partir do contato com processos formativos em teatro. Para isto, serão utilizadas noções sobre partilha, sensibilidade, estética, dentre outras; ambos aspectos encontrados nos estudos de Jacques Rancière (2005), filósofo com pensamentos voltados à educação e arte. Como procedimentos metodológicos para confecção desse texto, foram realizadas leituras do livro “Partilha do sensível”, uma resenha crítica do mesmo, e por fim, a criação de diálogos entre seus argumentos e escritos de autores da pedagogia do teatro e da dança. A reflexão procura evidenciar a arte como movimento do sujeito perante si e o mundo. Deste modo, o artigo problematiza noções do texto de Rancière, trazendo suas citações e minhas próprias reflexões a respeito dos escritos, que relacionam os preceitos do autor diretamente com processos formativos nas artes cênicas.pt_BR
dc.description.abstractThis essay deals with the relationships between the performing arts, more specifically theater and dance with educational language, with an emphasis on the sharing of sensitive knowledge. The arguments, here discussed, try to draw notions of knowledge construction of subjects from the contact with formative processes in performing arts. For this, it will be used notions about sharing, sensitivity, aesthetics, among others; both aspects found in the studies of Jacques Rancière (2005), philosopher with thoughts focused on education and art. As methodological procedures for making this text, readings of the Rancière’s book were carried out, a critical review of it, and finally, the creation of dialogues between its arguments and writings of authors of theater and dance pedagogy. Reflection seeks to show art as the movement of the subject before oneself and the world. In this way, the abstract problematizes notions of the text of Rancière, bringing his quotations and my own reflections on the writings, that relate the author’s precepts directly with formative processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCena. Porto Alegre. N. 32 (set./dez. 2020), p. 312-318pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSharing sensitiveen
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectPerforming artsen
dc.subjectPartilhapt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.titleUm olhar sobre partilha sensível nas artes cênicaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121474pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples