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dc.contributor.authorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.contributor.authorRocha, Adriana Rocely Viana dapt_BR
dc.contributor.authorVasques, Andrea Milánpt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Tábata Valescapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-13T04:26:17Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1981-1969pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218744pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas no âmbito de sua produção, mas também no momento de sua interpretação e tradução pelos sujeitos que atuam nas escolas. Inicialmente apresentamos uma discussão teórica sobre o conceito de atuação, evidenciando o desenvolvimento desse conceito nos estudos de Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun (2012; 2016). Na sequência, com o objetivo de ilustrar o uso desse conceito na análise de um caso, apresentamos o resultado de um estudo sobre a atuação da política educacional do Ensino Médio Politécnico, instituída pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, vigente de 2012 a 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the potential of using the concept of enactmentin educational policies studies. This concept allows the researcher to analyze educational policies not only in their creation, but also in interpretation and translation done by the ones who work in schools. Firstly, we present a theoretical discussion about the concept of enactment, showing its development in the studies of Stephen J. Ball, Meg Maguire and Annette Braun (2012; 2016). Then, in order to illustrate the use of the concept of enactmentin the analysis of a case, we present the result of a study about enactmentof the Polytechnic High School policy, instituted by the Secretaria de Educação in the State of Rio Grande do Sul (Brazil), from 2012 to 2016.Keywords:Enactment, Educational Policies, Polytechnic High Schoolen
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo discutir el poder de utilizar el concepto de enactmenten el estudio de las políticas educativas. Este concepto hace posible que el investigador analice laspolíticas educativas no solo dentro del alcance de su producción, sino también al interpretarlas y traducirlas a través de las asignaturas que trabajan en las escuelas. Inicialmente, presentamos una discusión teórica sobre el concepto de enactment, mostrando el desarrollo de este concepto en los estudios de Stephen J. Ball, Meg Maguire y Annette Braun (2012; 2016). Luego, para ilustrar el uso de este concepto en el análisis de un caso, presentamos el resultado de un estudio sobre el enactmentde la política educativa de la Escuela Politécnica Superior, instituido por la Secretaría de Educación del Estado de Rio Grande do Sul (Brazil), vigente de 2012 hasta 2016es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofJornal de políticas educacionais. São Paulo, SP. Vol. 14 (jun. 2020), Artigo 26, p. 1-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnactmenten
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational Policiesen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPolytechnic High Schoolen
dc.subjectPolíticas Educativases
dc.subjectInstituto Politécnicoes
dc.titleO conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnicopt_BR
dc.title.alternativeThe concept of enactment in the educational policies : a look at the school evaluation in the context of the Polytechnic High Schoolen
dc.title.alternativeEl concepto de enactmenten las políticas educativas : una mirada a la evaluación escolar en el contexto de la Escuela Secundaria Politécnicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121759pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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