Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorrêa, Tábata Valescapt_BR
dc.contributor.authorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-13T04:26:08Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1518-5370pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218729pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre os desafios da integração curricular no contexto do Ensino Médio Politécnico, tendo como foco a prática interdisciplinar e os espaços dos Seminários Integrados. O referencial teórico-metodológico estruturante deste trabalho congrega as Teorias Educacionais Críticas e a Sociologia da Educação, buscando compreender os desafios no campo do currículo a partir das experiências de professores e professoras no contexto de uma política de reforma curricular. Os caminhos metodológicos deste estudo foram orientados por observações, entrevistas e questionários com professores e professoras de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Os Seminários Integrados eram o espaço no qual deveria ter havido a integração das áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. No entanto, a pesquisa evidencia diversos obstáculos para a concretização da integração curricular, entre os quais destacamos a formação docente, as lacunas na própria proposta curricular e a disciplinarização dos Seminários Integradospt_BR
dc.description.abstractThis article aims to present a discussion about the challenges of curriculum integration in the context of Polytechnic High School, focusing on interdisciplinary practice and the spaces of Integrated Seminars. The theoretical-methodological framework of this research brings together Critical Educational Theories and Sociology of Education, seeking to understand the challenges in the curriculum field derived from the experiences of teachers in the context of a curriculum reform policy. The methodological paths of this study were guided by observations, interviews and questionnaires with teachers of a public state school of Rio Grande do Sul. Integrated Seminars were the space in which knowledge areas should have been integrated into an interdisciplinary perspective. However, this research shows many obstacles to the achievement of curriculum integration, among which we highlight teacher education, the gaps in the curricular proposal and the disciplinarization of Integrated Seminars.en
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo presentar una discusión sobre los desafíos de la integración del currículo en el contexto de la Escuela Secundaria Politécnica, enfocándose en la práctica interdisciplinaria y los espacios de Seminarios Integrados. El marco teórico-metodológico estructurante de este trabajo reúne las Teorías educativas críticas y la Sociología de la educación, buscando comprender los desafíos en el campo del currículo a partir de las experiencias de los docentes en el contexto de una política de reforma curricular. La metodología de este estudio fue guiada por observaciones, entrevistas y cuestionarios con profesores de una escuela del estado de Rio Grande do Sul. Los seminarios integrados fueron el espacio en el que las áreas de conocimiento deberían haberse integrado en una perspectiva interdisciplinaria. Sin embargo, la investigación destaca varios obstáculos para el logro de la integración del plan de estudios, entre los que destacamos la formación del profesorado, los problemas en la propuesta del plan de estudiosy la disciplinarización de los seminarios integrados.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTeias (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 20, n. 59 (out./dez. 2019), p. 139-159pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInterdisciplinariedadept_BR
dc.subjectCurricular Integrationen
dc.subjectInterdisciplinar practicesen
dc.titleDesafios da integração curricular : a prática interdisciplinar nos espaços dos seminários integradospt_BR
dc.title.alternativeChallenges to curricular integration : the interdisciplinary practice in the context of the integrated seminarsen
dc.title.alternativeDesafíos para la integración curricular : la práctica interdisciplinaria en el contexto de los seminarios integradoses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121757pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples