Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPinheiro, Caroline Silvapt_BR
dc.contributor.authorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-13T04:26:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1809-3108pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218725pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo trata dos processos educativos que ocorrem em instituições de ensino não escolares e teve como objetivos compreender como se organizam os projetos pedagógicos e atividades desenvolvidas nesses espaços de educação e compreender a construção das representações pelos educadores acerca da educação não escolar. Para tanto,realizamos um estudo descritivo por meio de observações, diários de campo e questionários com educadores sociais em duas instituições de Porto Alegre. Assim, compreendemos as particularidades desses locais de educação não escolar. São espaços que ofertam uma diversidade de oficinas, buscam complementar o ensino escolar e acolhem as crianças e suas famílias. Apesar da singularidade das instituições de educação não escolar, encontra-se certa aproximação com a organização e ações das escolas regulares.pt_BR
dc.description.abstractThis research studies educational processes that take place in non-school teaching institutions and aimed to understand how pedagogical projects and activities developed in these educational spaces are organized and to understand the representations that educators build about non-school education. To this end, we conducted a descriptive study through observations, field diaries and questionnaires with social educators at two institutions in Porto Alegre. Thus, we understand the particularities of these places of non-school education. These are spaces that offer a variety of workshops, seek to complement school education, in addition to welcoming children and their families. Despite the uniqueness of non-school education institutions, there is a certain proximity to the organization and actions of regular schools.en
dc.description.abstractEste estudio aborda los procesos educativos que se desarrollan en las instituciones de enseñanza no escolar y tiene como objetivo comprender cómo se organizan los proyectos y actividades pedagógicas desarrolladas en estos espacios educativos y comprender las representaciones que los educadores construyen sobre la educación no escolar. Con este fin, realizamos un estudio descriptivo a través de observaciones, diarios de campo y cuestionarios con educadores sociales en dos instituciones en Porto Alegre. Ha sido posible entender las particularidades de estos sitios de educación no escolar. Son espacios que ofrecen una variedad de talleres, buscan complementar la educación escolar, además de acogera los niños y sus familias. A pesar de la singularidad de las instituciones de educación no escolar, parte de los sentidos de su trabajo se acercade lasacciones y de la organización de las escuelas regulares.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Didática Sistêmica. Rio Grande. Vol. 21, n. 2 (2019), p. 45-59pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleRepresentações de educadores sociais sobre a educação não escolarpt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of social educators on non-school education en
dc.title.alternativeRepresentaciones de educadores sociales sobre educación no escolar es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121930pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples