Goethe e Mozart : o problema Ópera (1991)
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Goethe and Mozart : the Opera problem (1991)
Goethe y Mozart : el problema Ópera (1991)
Assunto
Resumo
O texto de Hans-Georg Gadamer que apresentamos traduzido para o português compõe um esforço mais amplo que investiga uma Hermenêutica da Música no contexto das Obras Completas (Gesammelte Werke) do hermeneuta. Segue de um ponto de vista fundamental, as questões levantadas a respeito dos fenômenos da compreensão e da interpretação apresentados em Verdade e Método (1960) (Wahrheit und Methode), principalmente no que diz respeito à experiência da arte na primeira parte da Obra. Busca-se apresentar ...
O texto de Hans-Georg Gadamer que apresentamos traduzido para o português compõe um esforço mais amplo que investiga uma Hermenêutica da Música no contexto das Obras Completas (Gesammelte Werke) do hermeneuta. Segue de um ponto de vista fundamental, as questões levantadas a respeito dos fenômenos da compreensão e da interpretação apresentados em Verdade e Método (1960) (Wahrheit und Methode), principalmente no que diz respeito à experiência da arte na primeira parte da Obra. Busca-se apresentar a experiência da música a partir dos diversos textos sobre música que podem ser encontrados no todo da Obra e que ainda não se encontram traduzidos para o português. Dessa forma, ao considerarmos o êxito contemporâneo da Hermenêutica no contexto do debate das ciências, contra as pretensões metodológicas objetifica-doras e, a consequente crítica à epistemologia, o recurso gadameriano à música desdobra-se nas trilhas da crítica ontológica sobre o modo de ser do estético. O escrito “Goethe e Mozart – o problema Ópera (1991)” compõe o nono Tomo das Obras Completas com o título Ästhetik und Poetik II: Hermeneutik im Vollzug. ...
Abstract
The text by Hans-Georg Gadamer, which has been presented in Portu-guese translation, comprises a broader effort to investigate Music Hermeneutics in his Complete Works (Gesammelte Werke). From a fundamental point of view, it brings about the issues raised upon the comprehension and interpretation phenomenon presented in Truth and Method (1960) (Wahrheit und Methode), concerning mainly the art experience in the first part of the Work. The music experience is sought after through several texts ab ...
The text by Hans-Georg Gadamer, which has been presented in Portu-guese translation, comprises a broader effort to investigate Music Hermeneutics in his Complete Works (Gesammelte Werke). From a fundamental point of view, it brings about the issues raised upon the comprehension and interpretation phenomenon presented in Truth and Method (1960) (Wahrheit und Methode), concerning mainly the art experience in the first part of the Work. The music experience is sought after through several texts about music that can be found in the whole Work and which have not yet been translated into Portuguese. This way, by considering the contemporary success of Hermeneutics in the scope of science debate against the objectifying methodological claims and the resulting critique about epistemology, the Gadamerian resource applied to music unfolds on the paths of ontological criticism about the aesthetic way of being. The writing Goethe and Mozart - the Opera problem (1991) establishes the ninth Volume of Complete Works under the title Ästhetik und Poetik II: Hermeneutikim Vollzug. ...
Resumen
El texto de Hans-Georg Gadamer que presentamos traducido al portugués forma parte de un trabajo más amplio que investiga una Hermenéutica de la Música en el contexto de las Obras Completas (Gesammelte Werke) del hermeneuta. Sigue un punto de vista fundamental, las cuestiones levantadas con respecto al fenómeno de la comprensión y la interpretación presentado en Verdad y Método (1960) (Wahrheit und Methode), sobre todo en lo relacionado a la experiencia del arte en la primera parte de la Obra. S ...
El texto de Hans-Georg Gadamer que presentamos traducido al portugués forma parte de un trabajo más amplio que investiga una Hermenéutica de la Música en el contexto de las Obras Completas (Gesammelte Werke) del hermeneuta. Sigue un punto de vista fundamental, las cuestiones levantadas con respecto al fenómeno de la comprensión y la interpretación presentado en Verdad y Método (1960) (Wahrheit und Methode), sobre todo en lo relacionado a la experiencia del arte en la primera parte de la Obra. Se pretende presentar la experiencia de la música a partir de los diferentes textos sobre música que se pueden encontrar por toda la Obra y que todavía no se han traducido al portugués. De este modo, al considerar el éxito contemporáneo de la Hermenéutica en el contexto del debate de las ciencias, contra las pretensiones metodológicas cosificadoras y, la consecuente crítica a la epistemología, el recurso gadameriano a la música se despliega en los senderos de la crítica ontológica sobre el modo de ser de lo estético. El texto Goethe y Mozart – el problema Ópera (1991) forma parte del noveno Tomo de las Obras Completas con el título Ästhetik und Poetik II: Hermeneutik im Vollzug. ...
Contido em
Véritas : revista trimestral de filosofia e ciências humanas da PUCRS. Porto Alegre. Vol. 65, n. 3 (set./dez. 2020), p. 1-8
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40917)Linguística, Letras e Artes (2804)
Este item está licenciado na Creative Commons License