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dc.contributor.authorNascimento, Matheus Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2021-03-11T04:24:23Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2237-1648pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218637pt_BR
dc.description.abstractOs estudos críticos da branquitude tiveram a sua emergência em meados dos anos 1990. Esta perspectiva surge no contexto das pesquisas sobre as relações étnico-raciais a fim de problematizar toda uma estrutura de favorecimento da população branca. Tentando dar visibilidade a esta estrutura, no presente estudo tem-se o objetivo de analisar de que maneira os privilégios simbólicos da branquitude se materializam no acesso ao ensino superior público brasileiro. As análises foram realizadas tendo como base os dados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018. Os resultados mostram que os brancos tendem a acessar cursos e futuramente seguirem em profissões de maior potencial remuneratório. Esta vantagem é o produto de toda uma estrutura de favorecimentos historicamente construída. Como exemplo, selecionando estudantes de mesmo nível de capital econômico, os candidatos brancos possuem uma melhor estrutura domiciliar para a realização dos estudos pelo fato de possuíram mais acesso à internet e mais computadores para utilização do que alunos pretos, pardos, indígenas ou amarelos. Todos resultados são analisados à luz dos estudos de teóricos brasileiros da branquitude.pt_BR
dc.description.abstractCritical whiteness studies emerged in the mid-1990s. This perspective arise in the context of research on ethnic-racial relations in order to problematize a whole structure in favor of the white population. Trying to give visibility to this structure, this study aims to analyze how the symbolic privileges of whiteness materialize in access to Brazilian public higher education. The analyzes were carried out based on the data from the National High School Exam of 2018. The results show that whites tend to access courses and pursue professions with higher remuneration potential. This advantage is the product of an entire historically constructed favoring structure. As an example, selecting students of the same level of economic capital, white candidates have a better home structure for carrying out their studies because they had more internet access and more computers to use than black, brown, indigenous or yellow students. All results are analyzed in the light of studies by Brazilian whiteness theorists.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educação, Cultura e Sociedade. Sinop. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 21-33pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectWhitenessen
dc.subjectEthnic-racialen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectAcesso ao ensino superiorpt_BR
dc.subjectInequalitiesen
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.titleOs privilégios da branquitude e a reprodução de desigualdades sociais na educação brasileirapt_BR
dc.title.alternativeWhiteness privileges and the reproduction of social inequalities in brazilian education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122618pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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