Mostrar el registro sencillo del ítem
Os privilégios da branquitude e a reprodução de desigualdades sociais na educação brasileira
dc.contributor.author | Nascimento, Matheus Monteiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T04:24:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-1648 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218637 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os estudos críticos da branquitude tiveram a sua emergência em meados dos anos 1990. Esta perspectiva surge no contexto das pesquisas sobre as relações étnico-raciais a fim de problematizar toda uma estrutura de favorecimento da população branca. Tentando dar visibilidade a esta estrutura, no presente estudo tem-se o objetivo de analisar de que maneira os privilégios simbólicos da branquitude se materializam no acesso ao ensino superior público brasileiro. As análises foram realizadas tendo como base os dados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018. Os resultados mostram que os brancos tendem a acessar cursos e futuramente seguirem em profissões de maior potencial remuneratório. Esta vantagem é o produto de toda uma estrutura de favorecimentos historicamente construída. Como exemplo, selecionando estudantes de mesmo nível de capital econômico, os candidatos brancos possuem uma melhor estrutura domiciliar para a realização dos estudos pelo fato de possuíram mais acesso à internet e mais computadores para utilização do que alunos pretos, pardos, indígenas ou amarelos. Todos resultados são analisados à luz dos estudos de teóricos brasileiros da branquitude. | pt_BR |
dc.description.abstract | Critical whiteness studies emerged in the mid-1990s. This perspective arise in the context of research on ethnic-racial relations in order to problematize a whole structure in favor of the white population. Trying to give visibility to this structure, this study aims to analyze how the symbolic privileges of whiteness materialize in access to Brazilian public higher education. The analyzes were carried out based on the data from the National High School Exam of 2018. The results show that whites tend to access courses and pursue professions with higher remuneration potential. This advantage is the product of an entire historically constructed favoring structure. As an example, selecting students of the same level of economic capital, white candidates have a better home structure for carrying out their studies because they had more internet access and more computers to use than black, brown, indigenous or yellow students. All results are analyzed in the light of studies by Brazilian whiteness theorists. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Educação, Cultura e Sociedade. Sinop. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 21-33 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Whiteness | en |
dc.subject | Ethnic-racial | en |
dc.subject | Relações étnicas e raciais | pt_BR |
dc.subject | Acesso ao ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Inequalities | en |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.title | Os privilégios da branquitude e a reprodução de desigualdades sociais na educação brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | Whiteness privileges and the reproduction of social inequalities in brazilian education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122618 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Exactas y Naturales (6158)