Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Graziella Souza dospt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Simone Costapt_BR
dc.contributor.authorGandin, Luis Armandopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-10T04:23:01Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1645-1384pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218567pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma análise dos processos educacionais e curriculares, complexos e contraditórios, vividos por escolas públicas situadas em periferias urbanas em territórios marcados pela vulnerabilidade e segregação social. As reflexões aqui elencadas surgem a partir de duas teses de doutorado (SANTOS, 2017; MOREIRA, 2017) que se dedicaram a examinar a dinâmica e as tensões que envolvem os processos curriculares e o trabalho escolar nestes contextos. No decorrer do texto apresentam-se as noções de periferias urbanas, efeito do território, currículo e trabalho escolar na sua relação complexa com o cotidiano escolar de escolas públicas na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os dados e as análises das pesquisas evidenciam que o espaço social onde estas instituições se situam, entre outros fatores, imprime certas características aos processos curriculares e ao trabalho escolar que merecem ser examinadas. Tais achados relatados no decorrer do texto permitem ainda uma incursão panorâmica no cotidiano destas escolas, expondo a potência e as complexidades das relações ali vividas na construção do trabalho pedagógico. Estima-se com este trabalho colaborar com a produção do conhecimento e com as reflexões e debates de educadores (as) e pesquisadores (as) que têm se dedicado aos processos escolares protagonizados em escolas públicaspt_BR
dc.description.abstractThe present work presents an analysis of the educational and curricular processes, complex and contradictory, experienced by public schools located in urban peripheries, in territories marked by vulnerability and social segregation. The reflections listed here emerge from two doctoral researches (SANTOS, 2017; MOREIRA, 2017) that have been dedicated to examining the dynamics and tensions that involve the curricular processes and the school work in these contexts. In the course of the text, the notions of urban peripheries, territorial effect, curriculum and school work are presented in their complex relationship with the school daily life of public schools in the Municipal Education Network of Porto Alegre. The data and analyzes of the researches show that the social space where these institutions are located, among other factors, gives certain characteristics to the curricular processes and the school work that deserve to be examined. These findings, reported throughout the text, offer a panoramic exploration into the daily life of these schools, exposing the potency and complexities of the relationships lived there in the construction of pedagogical work. It is estimated that this work collaborates with the production of knowledge and with the reflections and debates of educators and researchers who have been dedicated to the school processes performed in public school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCurrículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2018), p. 760-784pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic schoolsen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectUrban Peripheriesen
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTerritorial Effecten
dc.subjectSchool curriculumen
dc.subjectSchool worken
dc.titleDesafios do trabalho escolar e do currículo na escola pública : interfaces com o efeito do território periféricopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122373pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples