Mostrar registro simples

dc.contributor.authorZucchetti, Dinora Terezapt_BR
dc.contributor.authorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-10T04:21:29Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0104-1371pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218534pt_BR
dc.description.abstractEste artigo pretende refletir sobre as construções sociais da infância e da juventude enquanto categorias históricas, sociais e culturais. Dessa forma, essas fases da vida não podem ser pensadas como universais, à medida que se apresentam, ao mesmo tempo, como plurais e diversas. A partir da inserção das autoras em pesquisas nominadamente com crianças e jovens, tem sido possível observar o quanto a realidade social define formas de ser e estar no mundo para esses sujeitos. Da mesma forma, a sociedade e suas instituições hegemônicas, na tentativa de legitimar as diferenças entre crianças e jovens de culturas diversas, realidades socais distintas, condições socioeconômicas mais ou menos (des)favoráveis, entre outros aspectos, têm evidenciado diferenças, não no sentido da produção de singularidades e de cuidado efetivo, mas (de)marcando lugares sociais, entre os “de dentro” e os “de fora”.pt_BR
dc.description.abstractThis article is an attempt to reflect on the social construction of childhood and youth as historical, social and cultural categories. That way, these stages of life can’t be thought of as universal, in so far as they come up, at the same time, as plural and diverse. Since the authors have been involved in research specially with children and young people, it has been possible to notice how much social reality defines for these individuals ways of being and locating themselves in the world. In the same way, society and its hegemonic institutions, in an attempt to legitimize differences among children and young people from diverse cultures, different social realities, more or less favourable socioeconomic conditions, among others, has made clear differences, not in the sense of producing singularities and efective care, but marking (out) social places, of “insiders” and “outsiders”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de educação (Pelotas). Pelotas, RS. Vol. 16, n. 28 (jan./jun. 2007), p. 213-234pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhoodsen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectYouthsen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSocietyen
dc.titleConstruções sociais da infância e da juventudept_BR
dc.title.alternativeSocial construction of childhood and youth en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000647715pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples