Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMedeiros, Rosana Fachel dept_BR
dc.contributor.authorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-10T04:21:11Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2526-5970pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218527pt_BR
dc.description.abstractOs adolescentes estão muito presentes nas redes sociais. Vários têm uma página pessoal no Facebook e a acessam frequentemente . Pensar a relação dos estudantes com o referido site é interesse desse texto. Para tanto, realizamos conversas sobre as suas interações no Facebook, como também, apresentamos uma produção audiovisual contemporânea que põe em evidência as interações sociais a partir da internet. O episódio “Queda livre” (2016 ) da série “Black Mirror” (2011) , apresenta a personagem Lacie, uma jovem mulher sedenta por boas avaliações na rede em busca de popularidade e boa reputação no mundo virtual . O episódio foi analisado por nós e, poste riormente, apresentado para três turmas de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Canoas - RS . Após assistirem ao episódio realizamos e grav amos em áudio conversas a respeito da narrativa . Com a anális e das discussões foi possível perceber que os estudantes entenderam a forma caricaturada que o episód io põe em evidência a relação das pessoas com o mundo virtual . Assim, a ssistir ao episódio da série e problematizá - lo no ambiente escolar proporcionou inter essantes discussões sobre as interações dos adolescentes no ambiente virtual. Além de chamar atenção para as novas possibilidades de sociabilidades a partir das interações onlinept_BR
dc.description.abstractAdolescents are very present on social networks. Several have a personal Facebook page and access it frequently. Thinking about the relationship between students and the site is of interest to this text. To this end, we carry out conversations about their interactions on Facebook, as well as, we present a contemporary audiovisual produ ction that highlights social interactions from the internet. The episode “Queda livre” (2016) of the series “Black Mirror” (2011), presents the character Lacie, a young woman thirsty for good evaluations on the network in search of popularity and goo d reputation in the virtual world. The episode was analyzed by us and subsequently presented to three classes of students from the Final Years of Elementary Education at apublic school in the city of Canoas - RS. After watching the episode, we conducted and recorded audio conversations about the narrative. With the analysis of the discussions, it was possible to notice that the students understood the caricatured way that the episode highlights the relationship of people with the virtual world. Thus, watchin g the episode of the series and problematizing it in the school environment provided interesting discussions about the interactions of adolescents in the virtual environment. In addition to drawing attention to the new possibilities of sociabi lity from online interactionsen
dc.description.abstractLos adolescentes están muy presentes en las redes sociales.Varios tienen una página personal de Facebook y acceden a ella con frecuencia. Pensar en la relación entre los estudiantes y el sitio es de interés para este texto. Con este fin, mantuvimos conversaciones sobre sus interacciones así como también presentamos una producción audiovisual contemporánea que destaca las interacciones sociales de Internet. El episodio "Queda livre" (2016) de la serie "Black Mirror" (2011), presenta alpersonaje Lacie, una joven sedienta de buenas evaluaciones en la red en busca de popularidad y buena reputación en el mundo virtual. El episodio fue analizado por nosotros y posteriormente presentado a tres clases de estudiantes de los últimos años de educación primaria en una escuela pública en la ciudad de Canoas-RS. Después de ver el episodio, realizamos y grabamos conversaciones de audio sobre la narrativa. Con el análisis de las discusiones, fue posible notar que los estudiantes entendieron la forma caricaturizada en que el episodio resalta la relación de las personas con el mundo virtual. Por lo tanto, ver el episodio de la serie y problematizarlo en el entorno escolar proporcionó interesantes debates sobre las interacciones de los adolescentes en el entorno virtual. Además de llamar la atención sobre las nuevas posibilidades de sociabilidad de las interacciones en línea.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Communitas. Cruzeiro do Sul, AC. Vol. 4, n. 7 (jan./jun. 2020), p. 79-90pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectFacebooken
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectBlack Mirroren
dc.subjectInteractionsen
dc.subjectAdolescenteses
dc.subjectFacebookes
dc.subjectEspejo negroes
dc.subjectInteraccioneses
dc.title“Queda livre” e as interações dos adolescentes nas redes sociais : algumas aproximaçõespt_BR
dc.title.alternative“Free fall” and the interactions of adolescents in social networks : some approachesen
dc.title.alternative“Otoño libre” y las interacciones de los adolescentes en redes sociales : algunos enfoqueses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122069pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples