Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorCampos, Juliano dept_BR
dc.date.accessioned2021-03-09T04:47:13Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1982-9507pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218512pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute a leitura de produções audiovisuais em contextos educativos a partir dosreferenciais da semiótica discursiva, da cultura visual e do ensino da arte, enfocando ossentidos criados pelas estratégias de montagem ao instaurarem o discurso audiovisual.O trabalho analisa os ritmos visual e sonoro e como eles se articulam para constituir oefeito audiovisual. O corpus de análise é a videoarte Anima2, uma produção com imagenssobrepostas e sons que não homologam o que está sendo mostrado. Para realizar a leiturado objeto, foi organizado um grupo focal com estudantes de um curso de formação deprofessores, a fim de conhecer os significados que eles atribuem a essa produção.As conclusões apresentam aportes para a leitura de narrativas audiovisuais na educação.pt_BR
dc.description.abstractThe article discusses the reading of audiovisual productions in educational contexts basedon the references of discursive semiotics, visual culture and art education, focusing on themeanings created by editing strategies when establishing audiovisual discourse. The workanalyzes the visual and sound rhythms and how they are articulated to constitute theaudiovisual effect. The corpus of analysis is the video art Anima2, a production withsuperimposed images and sounds that do not represent what is being shown. To carry outthe reading of the object, a focus group was organized with students from a teachertraining course, in order to know the meanings they attribute to this production.The conclusions present contributions to the reading of audiovisual narratives ineducation.en
dc.description.abstractEl artículo discute la lectura de producciones audiovisuales en contextos educativos apartir de los referenciales de la semiótica discursiva, de la cultura visual y de la enseñanzadel arte, dirigiendo la atención hacia los sentidos creados por las estrategias de montaje alinstaurar el discurso audiovisual. El trabajo analiza los ritmos visual y sonoro y cómo ellosse articulan para establecer el efecto audiovisual. El objeto de análisis es el videoarteAnima2, una producción con imágenes superpuestas y sonoridades que no representanaquello que se muestra en la pantalla. Para la lectura del objeto, se organizó un grupo focalcon estudiantes universitarios de un curso de formación de profesores, con el objetivo deconocer los significados que ellos atribuyen a esa producción. Las conclusiones del estudiopresentan aportes para la lectura de narrativas audiovisuales en la educación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPós : revista do programa de pós-graduação em artes. Belo Horizonte. Vol. 11, n. 21 (jan./abr. 2021), p. 168-190pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectArt educationen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectVideo arten
dc.subjectAnima2en
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectAudiovisual readingen
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectEducación artísticaes
dc.subjectVideoartees
dc.subjectAnima2es
dc.subjectLectura audiovisuales
dc.subjectArte contemporáneoes
dc.titleNarrativas audiovisuais na educação : a videoarte Anima2e seus sentidospt_BR
dc.title.alternativeAudiovisual narratives in Education : video art Anima2 and their meaningsen
dc.title.alternativeNarrativas audiovisuales en la educación : el videoarte Anima2 y sus sentidoses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122317pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples