Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchmitt, Mircéia Roseclerpt_BR
dc.contributor.authorRomanini, Moisespt_BR
dc.date.accessioned2021-03-09T04:37:03Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1678-7846pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218500pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi de compreender a percepção dos docentes sobre alunos com deficiência em sala de aula em relação às barreiras atitudinais e ao uso de recursos pedagógicos adaptativos. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário elaborado com perguntas mistas e a análise de dados foi feita por meio de uma descrição estatística e uma análise temática de conteúdo. Os resultados sobre as percepções dos docentes na inclusão de alunos com deficiência no ensino superior mostram que é necessária a conscientização sobre as barreiras atitudinais dos professores, de modo a melhorar o processo de inclusão escolar. Uma das sugestões de melhoria é uma capacitação semestral ou anual sobre a existência de barreiras atitudinais para que os docentes possam dispor de novas maneiras de atuar com as pessoas com deficiência, seja em sala de aula ou em outros ambientes sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research was to understand the perception of teachers on students with disabilities in the classroom in relation to attitudinal barriers and the use of adaptive pedagogical resources. A questionnaire was used as a data collection instrument, elaborated with mixed questions and, afterwards, data analysis was performed through a statistical description and thematic content analysis. The results on the perceptions of the teachers on the inclusion of students with disabilities in higher education show that it is necessary to raise awareness about teachers' attitudinal barriers in order to improve the process of school inclusion. One of the suggestions for improvement is a semiannual or annual training on the existence of attitudinal barriers so that teachers can learn new ways of working with people with disabilities, whether in the classroom or in other social environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAprender (Vitória da Conquista). Vitória da Conquista, BA. Vol. 14, n.23 (jan./jun. 2020), p. 133-152.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisabled peopleen
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusionen
dc.subjectAttitudinal barriersen
dc.subjectAtitudes do professorpt_BR
dc.subjectUniversity educationen
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titlePercepções de docentes do ensino superior sobre a inclusão de acadêmicos com deficiênciapt_BR
dc.title.alternativePerceptions of higher education teachers on the inclusion of disabled scholars en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122293pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples