Rumo a um ensino superior 4.0 : uma experiência com fórum on-line síncrono para ensino de língua inglesa na perspectiva das metodologias ativas
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Towards higher education 4.0 : an experience with a synchronous online forum for English teaching from the perspective of active methodologies
Assunto
Resumo
Cada vez mais podemos perceber profundas mudanças na educação superior, principalmente com a onipresença dos aparatos digitais que permitem acesso a um número ilimitado de informações. O maior desafio dos professores atualmente é saber como integrar essas novas tecnologias em sala de aula, desenvolvendo habilidades inovadoras para viver em uma sociedade futura ainda em construção, promovendo uma Educação 4.0 (WALLNER; WAGNER, 2016). Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a aplicação de met ...
Cada vez mais podemos perceber profundas mudanças na educação superior, principalmente com a onipresença dos aparatos digitais que permitem acesso a um número ilimitado de informações. O maior desafio dos professores atualmente é saber como integrar essas novas tecnologias em sala de aula, desenvolvendo habilidades inovadoras para viver em uma sociedade futura ainda em construção, promovendo uma Educação 4.0 (WALLNER; WAGNER, 2016). Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a aplicação de metodologias ativas, como o ensino híbrido (MORÁN, 2015b), no ensino de língua inglesa, tendo as tecnologias digitais como mediadoras do processo de aprendizagem. Os participantes dessa pesquisa são graduandos em Letras com proficiência intermediária em inglês. Ao longo da pesquisa, foram aplicadas tarefas envolvendo ferramentas tecnológicas, tendo como temática principal a vida universitária. O foco do presente trabalho é a interação dos aprendizes em um fórum on-line realizado em uma aula presencial utilizando o Moodle. Foi observado que os alunos responderam positivamente à utilização do fórum on-line de forma síncrona, participando ativamente da discussão. Espera-se, com esse trabalho, incentivar a inserção das novas tecnologias no Ensino Superior, principalmente nos cursos de licenciatura, de maneira a expandir o leque de possibilidades que o ensinoaprendizagem de língua inglesa pode propiciar. ...
Abstract
Increasingly we can see profound changes in higher education, especially with the ubiquity of digital devices that allow access to an unlimited amount of information. The biggest challenge for teachers today is to integrate these new technologies into their lessons, developing innovative skills for our students to live in a future society still under construction, promoting Education 4.0 (WALLNER; WAGNER, 2016). Thus, the objective of this paper is to analyze the application of active methodolo ...
Increasingly we can see profound changes in higher education, especially with the ubiquity of digital devices that allow access to an unlimited amount of information. The biggest challenge for teachers today is to integrate these new technologies into their lessons, developing innovative skills for our students to live in a future society still under construction, promoting Education 4.0 (WALLNER; WAGNER, 2016). Thus, the objective of this paper is to analyze the application of active methodologies, such as blended learning (MORÁN, 2015), in English language teaching, having digital technologies as mediators of the learning process. The participants in this research are undergraduates in Letters with intermediate English proficiency. Throughout the research, tasks involving technological tools were applied, having as main theme the university life. The focus of this study is the interaction of learners in a synchronous online forum using Moodle. It was observed that the students responded positively to the use of the forum, actively participating in the discussion. This study hopes to encourage the insertion of new technologies in higher education, especially in undergraduate courses, in order to expand the range of possibilities that English language teaching/learning can provide. ...
Contido em
Revista do GEL. Araraquara, SP. Vol. 17, n. 3 (dez. 2020), p. 216-233
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40503)Linguística, Letras e Artes (2746)
Este item está licenciado na Creative Commons License