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dc.contributor.advisorSchmidt, Rita Terezinhapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Lucas Demingos dept_BR
dc.date.accessioned2021-03-03T04:22:08Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218335pt_BR
dc.description.abstractA amizade foi e permanece sendo uma constante fonte de preocupação, inspiração e questionamento para os mais diversos pensadores, promovendo diálogos e debates e numerosas respostas que atravessam o tempo e o espaço. A presente dissertação tem como objetivo pensar as relações de amizade em um contexto assombrado por um trauma. Para tanto, partiu-se da Hermenêutica Filosófica com a intenção de complexificar o relato de amizade de Hans-Georg Gadamer (1999, 2009, 2015). Com base nisso, levou-se em consideração alguns apontamentos a partir do debate entre Gadamer (2011) e Jürgen Habermas (1987), assim como os desenvolvimentos dos estudos de trauma, principalmente a partir de Cathy Caruth (1995, 1996). As situações de trauma e suas consequências mostram que nem sempre o diálogo entre os amigos é possível e que os amigos se veem frente a decisões entre imperativos incompatíveis. Para tentar responder responsavelmente essa demanda que o trauma exerce sobre as relações de amizade, recorro à apropriação gadameriana da phronesis, o saber ético que envolve a capacidade de responder a situação concreta a partir de uma deliberação. Foi ainda proposto como corpus de análise o romance A Little Life (2016) de Hanya Yanagihara, com o objetivo de produzir uma aproximação entre a obra e a discussão teórica, mostrando como a narrativa pode nos dizer algo, através de sua reivindição de verdade no diálogo. Desse modo, a narrativa continuou o processo de complexificação do relato de amizade. Subscreve-se à noção de que cada relação e cada situação possuem demandas particulares, as quais podem ser ouvidas a partir da abertura para o outro e respondidas por meio do exercício da phronesis. Concorda-se que há diversos elementos que compõe a experiência da amizade, em uma relação dinâmica e em movimento constante. Quando certos elementos parecem estar “assombrados” por algo, outros elementos são mobilizados. Por outro lado, também se enfatiza o caráter insubstituível do diálogo na amizade, mesmo quando ele parece impossível, e que a busca pela sua continuidade e preservação é uma tarefa constante. Por fim, é produtivo ressaltar que o trauma apenas exacerba as situações aporéticas presentes nas relações. Toda relação, algumas menos e outras mais, são confrontadas eventualmente com uma decisão indecidível que demandará uma resposta responsável.pt_BR
dc.description.abstractFriendship has been a constant source of concern, inspiration, and questions for the most diverse thinkers, promoting dialogues, debates, and numerous answers that span time and space. The present thesis aims at thinking about friendships in a context haunted by trauma. In order to do so, the starting point is the Philosophical Hermeneutics aiming at the complexification of Hans-Georg Gadamer’s friendship account (1999, 2009, 2015). Based on that, some observations also taken into consideration include those originated from the debate between Gadamer (2011) and Jürgen Habermas (1987), as well as those developed by trauma studies, especially by Cathy Caruth (1995, 1996). Traumatic situations and their consequences reveal that the dialogue between friends is not always possible and that friends face decisions among incompatible imperatives. To try to answer such demand posed by trauma over friendships, the author draws on the Gadamerian appropriation of phronesis, the ethical knowledge that involves the capacity of answering to a concrete situation based on a deliberation. The corpus of analysis consists of the novel A Little Life (2016) by Hanya Yanagihara with the goal of approximating the text to the theoretical discussion, arguing how the narrative can tell us something by a truth claim in the dialogue. Thus, the narrative continues the complexification process of the friendship account. The author subscribes to the idea that each situation presents particular demands, which can be heard as one opens oneself to others and answered through the practice of phronesis. Since several elements compose the friendship experience, the relationship becomes dynamic and constantly in movement. When certain elements seem to be ‘haunted’ by something, other elements are mobilized. On the other hand, the author stresses the irreplaceable character of the dialogue in a friendship, even when it seems impossible, and that the search for the continuity and preservation of the dialogue is a never-ending task . Finally, it is productive to point out that the trauma only highlights the aporetic situations present in relationships. Every relationship, to some degree, is eventually confronted by an undecidable decision that will demand a responsible answer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFriendshipen
dc.subjectGadamer, Hans-Georg, 1900-2002pt_BR
dc.subjectTraumaen
dc.subjectAmizade (Filosofia)pt_BR
dc.subjectTraumapt_BR
dc.subjectPhilosophical Hermeneuticsen
dc.subjectHermenêutica filosóficapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleSobre amizade : diálogos e constelações entre literatura e hermenêutica filosóficapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001122300pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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