Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.contributor.authorReis, Julia Milanipt_BR
dc.contributor.authorSperrhake, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-26T04:13:27Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0104-1371pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218278pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetiva analisar os efeitos do currículo e da avaliação do Projeto de enfrentamento da distorção idade-série nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no sul do Brasil, em tempos de Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizamos as noções foucaultianas de problematização e de contraconduta e produzimos a empiria por meio de um grupo focal com professores de uma das escolas que iniciou o Projeto, em 2012. Como resultados, percebemos que, quando os docentes se afastam da "aplicação" da BNCC, construindo seus próprios currículos, e optam por avaliações que consideram o aluno na totalidade de seus aprendizados, operam com a problematização e exercem ações de contraconduta. Estas operações possibilitam compor um currículo do devir, deslocando os estudantes da posição de "distorcidos pela idade-série", isto é, de excluídos na escola, para construir posições de sujeitos-alunos aprendentes que seguem o fluxo escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze the effects of the curriculum and assessment in a project directed to face age-grade distortion in the final years of primary education, in the south of Brazil, during the implementation of the Common National Curricular Base (BNCC — Base Nacional Comum Curricular). Foucault's notions of problematization and counter-conduct were used to generate empiria through a focus group with teachers from one of the schools that joined the project in 2012. The results show that when teachers move away from the “application” of the BNCC, building their own curricula and opt for assessments that consider all learning aspects of their students, they end up operating with the problematization, thus performing counter-conduct. Such behavior allows developing a yet-to-be curriculum, removing students from the position of “age-grade distorted”, that is, secluded in school, to build positions of learning student-subjects who follow the school flow.en
dc.description.abstractEl presente artículo analiza los efectos del plan de estudios e de la evaluación en un Proyecto para enfrentar la distorsión edad-serie en los años finales de la Enseñanza Básica, en la región Sur de Brasil, en tiempos de la Base Nacional Común Curricular (BNCC). Utilizamos las nociones de problematización y contraconducta de Foucault y elaboramos la empiria con un grupo focal con maestros de una de las escuelas que comenzó el Proyecto en 2012. Como resultado, observamos que cuando los maestros se alejan de la “aplicación” de la BNCC construyendo sus propios planes de estudio y optan por evaluaciones que consideran al estudiante en su aprendizaje total operan con la problematización y realizan acciones de contraconducta. Estas operaciones permiten componer un plan de estudios del devenir que desplaza a los estudiantes de la posición de “distorsionados por la edad-serie”, de excluidos en la escuela, para construir posiciones de sujetos-alumnos aprendientes que siguen el flujo escolar.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de educação (Pelotas). N. 62 (jul./dez/ 2019), p. 39-56pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAge-grade distortionen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Baseen
dc.subjectCounter-conducten
dc.subjectDistorsión edad-seriees
dc.subjectBase Nacional Común Curriculares
dc.subjectContraconductaes
dc.titleProblematização e contraconduta na composição de um currículo do devir para o enfrentamento da distorção idade-sériept_BR
dc.title.alternativeProblematization and counter-conduct in the creation of a curriculum to address age-grade distortion en
dc.title.alternativeProblematización y contraconducta en la elaboración de un plan de estudios del devenir para enfrentar la distorsión edad-serie es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121951pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples