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dc.contributor.authorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.contributor.authorLuce, Bruno Fortespt_BR
dc.contributor.authorSantini, Luciane Alvespt_BR
dc.date.accessioned2021-02-26T04:13:21Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0100-0691pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218275pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação situa-se no contexto da sociedade da aprendizagem na qual o idoso está inserido e aborda a questão dos idosos relacionada às fake news. Este grupo foi identificado como sendo o de maior vulnerabilidade na disseminação de notícias falsas, pois não é um nativo digital e não tem sido preparado para esse novo ambiente. A competência informacional surge enquanto estratégia para o aprimoramento da relação entre o cidadão e a informação para combater a disseminação de fake news. Realizou-se um levantamento bibliográfico dos artigos publicados em âmbito nacional e internacional, com a finalidade de verificar o estado da arte desta temática. Foram realizadas análises dessas produções, a fim de se verificar a abordagem nos estudos relacionados especialmente à questão das fake news aplicada ao grupo específico, os idosos, e chegou-se ao resultado de sete artigos. Após a análise destes artigos, verificou-se que ainda é muito incipiente a abordagem dessa temática e que ela carece de maior aprofundamento e ampliação, por meio de estudos relacionados à ciência da informação e idosos.pt_BR
dc.description.abstractThe present investigation is located in a context of the learning society in which the elderly is inserted and addresses an issue of qualified elderly people from fake news. This group was identified as being the greatest vulnerability in the spread of fake news, as it is not a digital native and was not prepared for this new environment. Informational competence emerges as a strategy to improve the relationship between citizens and information to combat the spread of fake news. A bibliographic survey of articles published at national and international level was carried out with the verification of the state of the art of this theme. Analyzes of these productions were carried out for the purpose of verifying approaches in studies related especially to false questions. News applied to the specific group, the elderly, reached the result of seven articles. After analyzing these articles, it was found that the approach to this theme is still very incipient and receives further deepening and expansion through studies related to information science and the elderly.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo. Vol. 16 (2020), 15 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectFake newsen
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectElderlyen
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectBibliographyen
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.titleIdosos, fake news e letramento informacionalpt_BR
dc.title.alternativeElderly, fake news and information literacy en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121665pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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