Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Marcus Vinicius Mayerpt_BR
dc.contributor.authorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.contributor.authorMello, Darlize Teixeira dept_BR
dc.date.accessioned2021-02-26T04:13:09Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1518-4919pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218264pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo consiste em analisar os documentos orientadores da Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na rede estadual de ensino do RS em 2018 e 2019. Para tanto o foco centra-se na proposta metodológica de ensino, o Design Thinking, discutida na formação destinada aos gestores e professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, através do desafio do Dia D. O Design Thinking é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções (SEDUC/RS, 2019). A proposta metodológica desse estudo realiza-se por meio de uma análise descritivo-analítica dos documentos selecionados problematizando o Design Thinking e sua estreita relação com o discurso da performatividade na educação (BALL, 2010). Na perspectiva de análise discursiva em que este artigo se insere, os textos documentais serão tomados como resultado de um processo de construção social, artefatos culturais, uma vez que produzem identidades e subjetividades docentes. A análise possibilitou encontrar os seguintes achados de pesquisa: a) a metodologia de ensino do Design Thinking tem sido assumida pelo seu caráter “inovador”, entretanto está em descompasso com as condições de trabalho dos docentes para sua apropriação e desenvolvimento nas salas de aula e b) a implementação da BNCC em articulação com o Referencial Curricular Gaúcho, utilizando o Design Thinking, tende a priorizar as narrativas-mestras da forma mercado almejando a performatividade dos estudantes e secundarizando as condições pedagógicas que fomentam a sua não aprendizagempt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyse documents of the Department for Education of Rio Grande do Sul (SEDUC) to implement the Common National Curricular Base (BNCC) in the education system in Rio Grande do Sul in 2018 and 2019. Therefore, we focus on the teaching methodological proposal, the Design Thinking discussed during the formation of managers and teachers in the education system in Rio Grande do Sul, in the so-called D-Day challenge. Design Thinking is a set of ideas and insights to approach problems related to future acquisition of information, analysis of knowledge and solution proposals (SEDUC, 2019). The methodological proposal for this study follows descriptive and analytical analysis of selected documents problematizing the Design Thinking and its close relation with performativity discourse in education (BALL, 2010). From a discursive analysis perspective this paper is embedded in, the documental texts are taken as the result of a process of social construction, cultural artefacts, once they make teachers’ identities and subjectivities. The analysis helped us to get the following research findings: i) the Design Thinking methodology in education has been taken due to its ‘innovating’ quality, but it is a mismatch with teachers’ working conditions for its appropriation and development in classroom; and ii) implementation of BNCC with the Curriculum using the Design Thinking tends to stress on market master narratives targeting student performativity undervaluing pedagogical conditions which encourage the non-learningen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTextura : revista de letras e história. Canoas, RS. Vol. 22, n. 50 (abr./jun. 2020), p. 140-164pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommon National Curricular Baseen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectDesign Thinkingen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.title"O desafio do dia d é colocar em prática o design thinking" : uma análise da implantação da BNCC na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternative‘D-day challenge is to put design thinking into practice’ : analysis of the implementation of BNCC in the education system in Rio Grande do Sulen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121946pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples