A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude
dc.contributor.author | Goulart, Marcos Vinicius da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Traversini, Clarice Salete | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-26T04:12:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-4919 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218260 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto objetiva analisar como as problematizações da juventude constituíram o Ensino Médio como direito fundamental dos jovens brasileiros desde o início da década de 2000. Utilizamos o conceito foucaultiano de problematização e optamos pela análise documental. O estudo permitiu referir que as problematizações desenvolveram: a) uma visão positiva dos jovens brasileiros; b) a institucionalização a nível governamental das discussões sobre juventude; c) a noção de que os jovens brasileiros são um grupo heterogêneo, que não pode ser enquadrado em um modelo único e ideal. Em síntese, os ditos sobre os jovens, além de instituir uma visão de juventude, também marcam uma disputa política em torno da melhor forma de educá-los | pt_BR |
dc.description.abstract | This text intends to analyze how youth problematizations have made High School a fundamental right of Brazilian young people since the early 2000s. We used Foucault’s concept of problematization and document analysis. The study helped us reveal that the problematizations developed: a) a positive perspective of Brazilian youth; b) the governmental level institutionalization of youth discussions; c) the notion that Brazilian young people are a heterogeneous group that cannot be framed in an only ideal model. In summary, besides establishing a perspective of youth, the statements about young people also set a political dispute over the best way to educate them. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Textura : revista de letras e história. Canoas, RS. Vol. 21, n. 47 (jul./set. 2019), p. 197-214 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | High School | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Youth | en |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Problematization | en |
dc.subject | Michel Foucault | en |
dc.subject | Speech | en |
dc.title | A produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventude | pt_BR |
dc.title.alternative | Turning high school into a fundamental right of brazilian young people based on youth problematizations | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121938 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39552)Ciências Humanas (6795)