Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGoulart, Marcos Vinicius da Silvapt_BR
dc.contributor.authorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.date.accessioned2021-02-26T04:12:59Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1518-4919pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218260pt_BR
dc.description.abstractO texto objetiva analisar como as problematizações da juventude constituíram o Ensino Médio como direito fundamental dos jovens brasileiros desde o início da década de 2000. Utilizamos o conceito foucaultiano de problematização e optamos pela análise documental. O estudo permitiu referir que as problematizações desenvolveram: a) uma visão positiva dos jovens brasileiros; b) a institucionalização a nível governamental das discussões sobre juventude; c) a noção de que os jovens brasileiros são um grupo heterogêneo, que não pode ser enquadrado em um modelo único e ideal. Em síntese, os ditos sobre os jovens, além de instituir uma visão de juventude, também marcam uma disputa política em torno da melhor forma de educá-lospt_BR
dc.description.abstractThis text intends to analyze how youth problematizations have made High School a fundamental right of Brazilian young people since the early 2000s. We used Foucault’s concept of problematization and document analysis. The study helped us reveal that the problematizations developed: a) a positive perspective of Brazilian youth; b) the governmental level institutionalization of youth discussions; c) the notion that Brazilian young people are a heterogeneous group that cannot be framed in an only ideal model. In summary, besides establishing a perspective of youth, the statements about young people also set a political dispute over the best way to educate them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTextura : revista de letras e história. Canoas, RS. Vol. 21, n. 47 (jul./set. 2019), p. 197-214pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigh Schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectProblematizationen
dc.subjectMichel Foucaulten
dc.subjectSpeechen
dc.titleA produção do ensino médio como um direito fundamental dos jovens brasileiros a partir das problematizações da juventudept_BR
dc.title.alternativeTurning high school into a fundamental right of brazilian young people based on youth problematizations en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121938pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples