Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSaraiva, Karlapt_BR
dc.contributor.authorTraversini, Clarice Saletept_BR
dc.contributor.authorLockmann, Kamilapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-26T04:12:43Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1809-4031pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218250pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo,propõe-se aanalisar a trama discursiva que se constitui a partir da necessidade de adaptação das atividades presenciais para atividades remotas no Estado do Rio Grande do Sul durante o distanciamentosocial causado pelaCOVID-19. Tomou-se como material empírico a seção de notícias de três sites de sindicatos gaúchos (SINEPE/RS, SINPRO/RS e CPERS/RS), assim como as notícias publicadas na versão online do jornal Zero Hora no período entre o dia 16 de março e 31 de maio de 2020. A pesquisa foi desenvolvida com base na análise do discurso de orientação foucaultiana. A partir da empiria, foram construídos dois eixos analíticos: “Ensino remoto entre oportunidades, dificuldades e desigualdades” e “A docência levada à exaustão”. As análises evidenciam o reforço de mecanismos disciplinares, o crescimento das desigualdades, algum otimismo com os efeitos de longo prazo e a intensificação do trabalho docente, associada com a possibilidade de contracondutaspt_BR
dc.description.abstractIn thisarticle, weaim to analyze a discursive web established from the need to adapt face-to-face activities to remote activities in the State of Rio Grande do Sul, Brazil,during thesocialdistancingcaused by COVID-19. The news section of the websites of three organizations (SINEPE/RS, SINPRO/RS and CPERS/RS), as well as news published in the online version of the newspaper Zero Hora, in the period between March 16thand May 31st, 2020 weretaken as empirical material. The research was developed based on a foucaultian orientation of discourse analysis. From the empiric material, two analytical axes were built: “Remote teaching between opportunities, difficulties and inequalities” and “Teaching taken to exhaustion”. Analysis shows the strengthening of disciplinary mechanisms, the growth of inequalities, some optimism with long-term effects and the intensification of teaching work, associated with the possibility of counter-conducten
dc.description.abstractEn este artículo, se propone analizar la trama discursivo que se constituye a partir de la necesidad de adaptación de las actividades presenciales como actividades remotas en el Estado de Rio Grande do Sul durante el aislamiento causado por el COVID-19. Se tomó como material empírico la sección de noticias de tres sitios web de sindicatos de ese Estado (SINEPE/RS, SINPRO/RS e CPERS/RS), así como las noticias publicadas en la versión en líneadel periódico Zero Hora en el período entre el 16 de marzo y el 31 de mayo de 2020. La investigación fue desarrollada con base en el análisis del discurso en perspectiva foucaultiana. A partir de lo empírico, fueron construidos dos ejes analíticos: “Enseñanza remota entre oportunidades, dificultades y desigualdades” y “La docencia llevada a la exhaustividad”. Los análisis evidencian el refuerzo de mecanismos disciplinarios, el crecimiento de las desigualdades, algún optimismo con los efectos de largo plazo y la intensificación del trabajo docente, asociada con la posibilidad de contra conductases
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPráxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15 (2020), e2016289, p. 1-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRemote teachingen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectCOVID-19en
dc.subjectPandemicen
dc.subjectEnseñanza remotaes
dc.subjectEscuelaes
dc.subjectDocenciaes
dc.subjectCOVID-19es
dc.subjectPandemiaes
dc.titleA educação em tempos de COVID-19 : ensino remoto e exaustão docentept_BR
dc.title.alternativeEducation in times of COVID-19 : remote teaching and teacher exhaustionen
dc.title.alternativeLa educación en tiempos de COVID-19 : enseñanza remotay agotamiento docentees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121943pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples