Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNunes, Marilia dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSperrhake, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-25T04:18:18Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1982-2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218210pt_BR
dc.description.abstractEste texto apresenta uma reflexão em torno da prática pedagógica voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, especialmente com foco na Leitura e na Escrita, no contexto do Ensino Remoto. Recuperamos princípios docentes que reforçam o papel da professora como profissional da educação, embasando-nos em autores como Narodowski (2020), Perrenoud (2001) e Larrosa (2018). Assim, elencamos algumas propostas pedagógicas que têm como motivação experiências do cotidiano familiar e doméstico envolvendo diferentes gêneros textuais, discutindo sua potencialidade e sua possibilidade no ensino remoto. Ao final, tecemos considerações sobre as dificuldades do ensino remoto com os sujeitos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sobre o currículo desta etapapt_BR
dc.description.abstractThis text presents a reflection on the pedagogical practice at Elementary School with a focus on Reading and Writing, in the context of Remote Education. We recovered teaching principles that reinforce the teacher's role as a professional who deals with education, based on authors such as Narodowski (2020), Perrenoud (2001) and Larrosa (2018). Thus, we list some pedagogical proposals that are motivated by everyday family and domestic experiences involving different textual genres, discussing their potential and their possibility in remote education. At the end, we make considerations about the difficulties of remote education considering the students at Elementary School and the curriculum of this level.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 46, n. 85 (jan./abr. 2021), p. 26-34pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRemote teachingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectReadingen
dc.subjectWritingen
dc.titleEnsino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escritapt_BR
dc.title.alternativeRemote education and elementary school : reflections around teaching and some educational pedagogical choices for teaching reading and writingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121899pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples