Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita
dc.contributor.author | Nunes, Marilia dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T04:18:18Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218210 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto apresenta uma reflexão em torno da prática pedagógica voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças, especialmente com foco na Leitura e na Escrita, no contexto do Ensino Remoto. Recuperamos princípios docentes que reforçam o papel da professora como profissional da educação, embasando-nos em autores como Narodowski (2020), Perrenoud (2001) e Larrosa (2018). Assim, elencamos algumas propostas pedagógicas que têm como motivação experiências do cotidiano familiar e doméstico envolvendo diferentes gêneros textuais, discutindo sua potencialidade e sua possibilidade no ensino remoto. Ao final, tecemos considerações sobre as dificuldades do ensino remoto com os sujeitos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e sobre o currículo desta etapa | pt_BR |
dc.description.abstract | This text presents a reflection on the pedagogical practice at Elementary School with a focus on Reading and Writing, in the context of Remote Education. We recovered teaching principles that reinforce the teacher's role as a professional who deals with education, based on authors such as Narodowski (2020), Perrenoud (2001) and Larrosa (2018). Thus, we list some pedagogical proposals that are motivated by everyday family and domestic experiences involving different textual genres, discussing their potential and their possibility in remote education. At the end, we make considerations about the difficulties of remote education considering the students at Elementary School and the curriculum of this level. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista signo. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 46, n. 85 (jan./abr. 2021), p. 26-34 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Writing | en |
dc.title | Ensino remoto e anos iniciais do ensino fundamental : reflexões em torno da docência e de algumas escolhas didático-pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita | pt_BR |
dc.title.alternative | Remote education and elementary school : reflections around teaching and some educational pedagogical choices for teaching reading and writing | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121899 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)