Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPiva, Luciane Frosipt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.date.accessioned2021-02-20T04:17:36Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1517-9702pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218111pt_BR
dc.description.abstractO artigo é decorrente de uma pesquisa situada no campo dos Estudos da Criança e nas contribuições das Pesquisas sobre Transições, cujo objetivo central é o mapeamento e a discussão de transições cotidianas ocorridas nos modos de ser e de viver de bebês e crianças bem pequenas na creche. Conceitualmente, as transições cotidianas são entendidas como aprendizagens socioculturais que exigem e/ou geram mudanças na vida de bebês e crianças bem pequenas no contexto institucional. Isso significa que são aprendizagens relativas aos modos como as crianças lidam com o tempo, habitam o espaço, relacionam-se com os seus pares e utilizam artefatos partilhados socialmente durante a jornada na creche. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com crianças, de inspiração etnográfica, na qual foram adotados a observação, o diário de campo e o registro fotográfico e fílmico enquanto estratégias de geração de dados. A pesquisa foi realizada com 10 crianças de 0 a 2 anos em uma Escola Municipal de Educação Infantil. Por meio dos dados gerados, o artigo focaliza especificamente as transições referentes à forma como as crianças habitam os espaços, relacionam-se com seus pares e utilizam os talheres durante os momentos de alimentação. Com as análises, é possível inferir que as transições cotidianas estão vinculadas aos aprendizados socioculturais que ocorrem por meio da participação guiada das crianças em eventos diários da escola, do convívio com os coetâneos, dos desafios enfrentados e do suporte e estrutura recebidos das professoras a partir de um planejamento que combina previsibilidade com flexibilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis article is based on research in the field of childhood studies and on contributions from transition studies. Its main objective is to map and discuss daily transitions that take place in modes of being and living of babies and very young children in nursery schools. Conceptually, daily transitions are understood as socio-cultural learnings that require and or generate changes in the lives of very young babies and children in institutional contexts. This means that they are learnings related to how children deal with time, inhabit space, relate with their peers and use socially shared artefacts during their time in nursery school. Methodologically, it is a study with children, with an ethnographic inspiration, which used observation, a field diary and photographic and film registration to generate data. The study was conducted with 10 children from 0 to 2 years old in a municipal school for early childhood education. With the data generated, the article focuses specifically on the transitions related to how the children inhabit spaces, relate with their peers and use utensils when eating. The analyses allow inferring that the daily transitions are linked to sociocultural learnings that occur by means of guided participation of children in daily events of the school, conviviality with children their age, the challenges faced, and the support and structuring received from teachers based on planning that combines foreseeability with flexibility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.relation.ispartofEducação e pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 46 (2020), e227311, 18 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectNursery schoolen
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectDaily transitionsen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectBabiesen
dc.subjectVery young childrenen
dc.titleTransições na vida de bebês e de crianças bem pequenas no cotidiano da crechept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001120778pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples