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dc.contributor.advisorGarcía, Daniel Sergio Prestapt_BR
dc.contributor.authorTrojan, Francisco Benvegnúpt_BR
dc.date.accessioned2021-02-19T04:04:59Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218039pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise de viabilidade econômica simplificada da construção de uma nova ponte sobre o rio São Domingos, no km 169 da ERS-129, que tem por objetivo a substituição da estrutura existente no local. Esta consiste em uma ponte de faixa única operando com sentido alternado de tráfego, estabelecendo um ponto de gargalo que gera atrasos e aumenta o risco de acidentes no trecho da rodovia em questão. O trabalho foi dividido em duas partes: na primeira, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de constatar quais as medidas de segurança viária são recomendadas pela literatura técnica para aplicação em pontes de faixa única e sentido alternado; após, realizou-se um diagnóstico da ponte a ser substituída, a fim de determinar as suas características físicas e operacionais, necessárias para elencar as medidas de melhoria (consideradas paliativas) cabíveis de implementação e para a posterior realização da análise econômica. Dentre os aspectos analisados, destaca-se a adequação da sinalização viária no local, o volume de tráfego circulante, o atraso gerado pela estrutura, o histórico de acidentes e as condições estruturais da ponte. Ao final da primeira etapa do trabalho, verificou-se que todas as medidas de segurança recomendadas pela literatura já foram aplicadas no local – cabendo apenas a sua manutenção –, de forma que a única melhoria considerável a ser implementada é de fato a construção de uma nova ponte. A segunda parte do trabalho é focada especificamente na análise de viabilidade econômica. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre métodos de análise econômica existentes, custos e benefícios relativos a projetos rodoviários e indicadores econômicos utilizados nas análises. Após a revisão, optouse pela escolha da Análise Custo-Benefício, a qual foi aplicada para a determinação dos impactos econômicos a serem gerados pelo projeto. Para o cálculo dos custos, considerou-se apenas aqueles referentes à implantação do projeto; para o cálculo dos benefícios, considerou-se a redução nos tempos de viagem, a redução nos custos operacionais dos veículos (restrito ao consumo de combustível) e a redução de acidentes. Após a determinação dos custos e benefícios, realizou-se o fluxo de caixa do projeto ao longo da sua vida útil (20 anos), seguido pelo cálculo dos indicadores econômicos a fim de verificar a sua viabilidade. Após a análise, verificou-se que a construção da nova ponte somente se justifica caso seja observada uma redução considerável no número de acidentes no local, uma vez que os benefícios relativos à redução do tempo de viagem e do consumo de combustível são pequenos, e por si só não são suficientes para compensar os custos do projeto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.subjectPontes (Engenharia)pt_BR
dc.titleAnálise de viabilidade econômica da construção de uma nova ponte sobre o Rio São Domingospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001121539pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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