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dc.contributor.advisorBrito, Lélio Antonio Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorBeckert, Kethelin Eloisa Klagenbergpt_BR
dc.date.accessioned2021-02-19T04:04:52Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218030pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva identificar as diferenças entre o novo método de dimensionamento de pavimentos, MeDiNa, e o sistema de gestão de estradas HDM-4 calibrado pelo DNIT quanto às suas respostas ao trincamento nos pavimentos. Para tanto, três trechos foram analisados com os dois métodos e comparados com o trincamento real em campo. Foi proposto também um ajuste da área simulada no MeDiNa buscando remover o efeito de majoração devido ao método das células, tornando os resultados mais próximos da realidade. Concluiu-se que, para que seja possível comparar as áreas trincadas fornecidas pelos softwares aos dados reais, é necessário que suas discrepâncias sejam discutidas e ajustadas, pois atualmente, dimensionar com o MeDiNa e prever manutenções com o HDM-4, no que diz respeito à área trincada, resulta em atrasos nas manutenções que podem chegar a vários anos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to identify the differences between the new pavement design method, MeDiNa, and the HDM-4 road management system calibrated by DNIT regarding its responses to cracking in pavements. Three pavement sections were analyzed with both methods and compared with the real cracking observed in the field. An adjustment of the simulated area in MeDiNa was also proposed, seeking to remove the additional area computed by the cell method, making the results closer to reality. It was concluded that, in order to be able to compare the cracked areas provided by the software to the real data, it is necessary to perform some adjustments. Designing with MeDiNa and predicting maintenance with HDM- 4, results in a delayed schedule in maintenance that can reach several years.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectRodovias : Conservaçãopt_BR
dc.titleComparação entre o novo método de dimensionamento e a avaliação dos pavimentos flexíveis das estradas brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coEndres, Leonardo Pereirapt_BR
dc.identifier.nrb001121569pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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