Dimensionamento de cortina atirantada na ERS-235 km 35+300
dc.contributor.advisor | Ruver, Cesar Alberto | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Masuero, Joao Ricardo | pt_BR |
dc.contributor.author | Oserow, Ana Carolina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T04:04:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218013 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se trata de um projeto de cortina atirantada conforme normas técnicas vigentes e técnicas executivas atuais. No local da implantação deste projeto, há uma estrutura ancorada construída na década de 1980, a cortina do Mirante dos Desejos, Belvedere Vale do Quilombo em Gramado/RS na rodovia ERS-235. Os dados relativos ao projeto já executado referentes ao levantamento geométrico do terreno, perfil de solo e dados de sondagens foram utilizados como base para o projeto atual. A solução proposta é composta por tirantes distribuídos uniformemente em painéis de concreto armado de 10 metros de comprimento com estacas raiz incorporadas ao painel. A solução de drenagem definida para a estrutura de contenção é concebida por dispositivos de drenagem profunda, os drenos sub-horizontais profundos (DHPs), drenagem do paramento, geodreno, e uma canaleta no pé da estrutura. O dimensionamento geotécnico dos tirantes utiliza a ferramenta computacional do GeoStudio 2018, módulo do SLOPE/W da GEOSLOPE Internacional Ltd para o dimensionamento prévio da carga de aplicação dos tirantes, assim como reitera seus valores na verificação da estabilidade da estrutura nas etapas construtivas e fase final de projeto. O dimensionamento preliminar da carga de atuação no paramento da cortina atirantada possibilita o traçado de diferentes configurações com distribuições horizontais e verticais diferentes de tirantes, assim como cargas de trabalho e inclinações das perfurações também distintas. São realizados dimensionamentos paralelos das configurações para as estacas e para o painel em concreto armado. O dimensionamento é feito em função do peso próprio do painel e da parcela vertical da carga de trabalho dos tirantes, e também do comprimento que deve ser ancorado em rocha. O dimensionamento do painel de concreto armado retrata os dois métodos tradicionalmente utilizados. O método 1 considera os tirantes como cargas concentradas e o solo como base elástica representada com molas. Já o modelo 2 representa os tirantes como apoios simples e a reação do solo como carga uniformemente distribuída. Adotou-se o modelo 1 para o dimensionamento final de todas as configurações. A partir disso, os painéis são verificados à flexão e punção, para o estado limite último, e verificados para fissuração e deformações excessivas para o estado limite de serviço. Na sequência há um comparativo de custos, utilizando o Sistema Referencial de Custos (SICRO) do Rio Grande do Sul com data base de abril de 2020, entre as soluções estudadas. Tempo de obra e controle tecnológico de qualidade da solução, como ensaios de tirantes, foram também considerados para definição da solução final. Por fim, as pranchas do projeto executivo da cortina atirantada ilustram todas as definições que levam à solução final. O estudo detalhado das alternativas ao decorrer do projeto busca otimizar o custo da obra e o tempo envolvido na execução, ajudando a estabelecer um senso crítico técnico nos projetistas para as escolhas dos elementos e técnicas construtivas durante a fase de projeto. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estruturas de contenção | pt_BR |
dc.subject | Geotecnia | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento de cortina atirantada na ERS-235 km 35+300 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001121492 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5855)