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dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Gabriela Pirottipt_BR
dc.date.accessioned2021-02-04T04:13:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217743pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto a obra História dos Reis da Bretanha, escrita por Geoffrey de Monmouth no século XII, buscando compreender o contexto no qual este livro foi elaborado e escrito. A obra apresenta diversos elementos que debatem a identidade galesa em relação à nobreza normanda, como a presença – ainda que sob uma ótica cristã – de figuras possuidoras de habilidades mágicas, que têm origem em manuscritos galeses anteriores. Este é um dentre muitos aspectos narrativos que indicam um diálogo entre as culturas galesa e normanda nesta obra. Por este motivo, este trabalho foca em Merlin, um personagem que teve sua primeira aparição como Myrddin, um profeta em histórias folclóricas do País de Gales, e que foi reinventado por Monmouth e inserido na tradição Arturiana. Merlin é uma figura central em História dos Reis da Bretanha, e por meio desta obra o personagem foi introduzido na tradição literária, o que proporcionou suas constantes aparições nas literaturas de língua inglesa. A partir de uma análise focada em Merlin, é possível examinar os discursos conflitantes dentro da obra de Monmouth. O conceito de polifonia, de Mikhail Bakhtin, constitui o suporte teórico deste trabalho. Este estudo busca contribuir para os estudos acerca da obra de Monmouth, na tentativa de compreender como esta apresenta conflitos de identidade na Grã Bretanha do século XII, e ao mesmo tempo auxilia no desenvolvimento da literatura britânica.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph addresses the work History of the Kings of Britain, written by Geoffrey of Monmouth in the 12th century, so as to appreciate the terms in which the book was conceived and written. There are several elements there that tell us about Welsh identity in relation to the Norman nobility, such as the presence – within a Christian composition – of figures depicted as possessors of magical abilities, which appeared originally in earlier Welsh manuscripts. This is one among many of this work’s narrative aspects that indicate a dialogue between Welsh and Norman cultures. For that reason, I focus on Merlin, a character who first appears as Myrddin, a prophet in Welsh folk stories, who was translated into Arthurian tradition by Monmouth. As Merlin is a central figure in History of the Kings of Britain, that book introduces the magician into the mainstream, opening the way to subsequent references in English literature. By centring the analysis on Merlin, I can examine some contradictory discourses present in Monmouth’s work. These different voices are referred through the concept of Polyphony, as proposed by Mikhail Bakhtin. With this analysis I hope to contribute to the studies on how Monmouth’s book simultaneously reveals conflicts of identity in 12th century Britain, and helps trace the course of development of British literature from then on.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectWelsh identityen
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectCollective memoryen
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectArthurian legenden
dc.subjectLendaspt_BR
dc.subjectGeoffrey of Monmouthen
dc.title"Of our own speech" : the dissonant voices in the work of Geoffrey of Monmouthpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090944pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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