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dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorKappke, Nathalie de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-02T04:04:09Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217652pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem por objetivo analisar escrita, gênero e androginia através da personagem Orlando, criada por Virginia Woolf em seu romance homônimo Orlando: uma biografia (1928). Esses três aspectos são predominantemente examinados através de ideias propostas por Judith Butler em Gender Trouble (1990), Sandra Bem nos ensaios ―Sex Typing and Androgyny: Further Explorations of the Expressive Domain‖ (1976) e ―Sex Role Adaptability: The Consequence of Psychological Androgyny‖ (1975) e Virginia Woolf em A Room of One’s Own (1929). Orlando é apresentado, desde o início da obra, como um ser criativo e singular, que possui grande aptidão para a escrita. Também é descrito como sendo uma pessoa capaz de ajustar seu comportamento a fim de se adaptar ao que é esperado dele em diferentes situações. Além disso, Orlando passa por uma mudança de sexo no meio da história. Aceitando esse acontecimento fantástico sem maiores questionamentos, a presente pesquisa investiga o impacto dessa transtormação na vida de Orlando. Mais especificamente, a questão a ser decifrada aqui é de que maneiras gênero e androginia influenciariam o desempenho e o desenvolvimento da carreira de Orlando como escritor(a).pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze writing, gender and androgyny in Virginia Woolf‘s character Orlando in her homonymous novel Orlando: A Biography (1928). These three aspects are mainly examined through ideas presented by Judith Butler in Gender Trouble (1990), Sandra Bem in the essays ―Sex Typing and Androgyny: Further Explorations of the Expressive Domain‖ and ―Sex Role Adaptability: The Consequence of Psychological Androgyny‖ and Virginia Woolf‘s A Room of One’s Own (1929). Since the beginning of the novel, Orlando is presented as a very talented, unique creature, with a great aptitude to writing. Also, Orlando is depicted as an adaptable person, who shifts his behavior according to what is expected from him in different situations. Besides, Orlando goes through a sex change in the middle of the story. Accepting the fantastic happenings of the narrative as real, this work investigates which impact this transformation has in Orlando‘s life. More specifically, this research intends to answer how gender and androgyny might influence in Orlando‘s performance and career as a writer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWoolf, Virginia, 1882-1941. Orlandopt_BR
dc.subjectEnglish Literatureen
dc.subjectGender studiesen
dc.subjectLiteratura inglesa : Biografiapt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectWomen‘s writingen
dc.subjectLiterary Criticismen
dc.subjectEscrita femininapt_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.titleWriting, gender and androgyny in Virginia Woolf’s Orlando : a biographypt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001068286pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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