"Art is many things" : a reading of Lars von Trier's The House that Jack Built
dc.contributor.advisor | Zanini, Claudio Vescia | pt_BR |
dc.contributor.author | Kroll, Néfer Legramanti | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-30T04:17:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217621 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma leitura sobre a forma como o diretor dinamarquês Lars von Trier constrói e utiliza o personagem Jack em seu último filme, A Casa que Jack Construiu, como meio de reflexão a respeito do processo de criação artística. Lançado em 2018, nesse filme o diretor explora a ideia de gênero cinematográfico, transitando entre suspense, comédia, horror, terror e drama e, para tanto, traz um serial killer com tendências artísticas como personagem principal. Além disso, diversas obras do campo das artes visuais e literárias são direta e indiretamente trazidas ao longo do roteiro como forma de explicitar as inspirações do personagem e roteirista. Considerando essa pluralidade na elaboração do filme, a análise se concentra em compreender alguns dos principais aspectos intertextuais presentes entre a obra e o cinema, a literatura e as artes visuais. Para essa análise, serão utilizados principalmente textos de Kristeva, Zaaiman e Manoussakis. Já para a análise da construção de personagem, serão utilizados textos de Stoller e Cohen. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to present a reading about the way in which the Danish director Lars von Trier builds and uses the character Jack in his latest film, The House that Jack Built, as a way of reflecting on the process of artistic creation. Released in 2018, in this film the director explores the idea of cinematographic genre, moving between suspense, comedy, horror, terror and drama and, for that, brings a serial killer with artistic tendencies as the main character. In addition, several works in the field of visual and literary arts are brought directly and indirectly throughout the script as a way of explaining the inspirations of the character and screenwriter. Considering this plurality in the making of the film, the analysis focuses on understanding some of the main intertextual aspects present between the work and the cinema, literature, and the visual arts. For this analysis, texts by Kristeva, Zaaiman, and Manoussakis will be the main bases. For the analysis of character construction, texts by Stoller and Cohen will be used. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | The House that Jack Built | en |
dc.subject | Literatura : Arte | pt_BR |
dc.subject | Perversão | pt_BR |
dc.subject | monster | en |
dc.subject | perversion | en |
dc.subject | Cinematografia | pt_BR |
dc.subject | Lars von Trier | en |
dc.title | "Art is many things" : a reading of Lars von Trier's The House that Jack Built | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122119 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Inglês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1261)