Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSanseverino, Antônio Marcos Vieirapt_BR
dc.contributor.authorRuffo, Renata dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-01-30T04:17:48Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217617pt_BR
dc.description.abstractA partir de vivências pessoais e de uma reflexão crítica, este trabalho objetiva (re)discutir o espaço e a importância da escrita poética nas aulas de Língua Portuguesa. Para isso, traz, de modo ensaístico, dois relatos de experiência: um deles na perspectiva de escritora, pensando sobre minha trajetória pessoal de escrita, e o outro enquanto professora, tratando do trabalho desenvolvido com a escrita poética em um curso pré-vestibular popular. Em um segundo momento, através de um viés teórico, este trabalho busca analisar as experiências relatadas e identificar quais as principais dificuldades discentes em relação ao escrever, de onde surgem e como podem ser possivelmente contornadas. Aqui se recupera a suposta origem sagrada da escrita e, consequentemente, sua interdição simbólica, de modo que se torna necessário profanála (AGAMBEN, 2007) e vê-la enquanto escrevivência (EVARISTO, 2017a) para restituí-la ao livre uso da sociedade. Também é tomado como pressuposto para a escrita o autorreconhecimento dos estudantes enquanto sujeitos, bem como o desenvolvimento de uma relação dialógica (BAKHTIN, 2003) com docentes e/ou colegas a fim de serem lidos e respondidos.pt_BR
dc.description.abstractThrough personal experiences and critical reflection, this study aims to (re)discuss the place and importance of poetic writing in Portuguese classes. For this purpose, it brings two essayistic experience reports: one of them through a writer’s perspective, thinking about my personal writing trajectory, and the other one through a teacher’s perspective, narrating the work developed with poetic writing in a popular pre-university course. Further, through a theoretical bias, this study analyses the reported experiences and identifies the students’ major writing difficulties, where these difficulties come from, and how they can possibly be overcome. It discusses the supposed sacred origin of writing and, thereafter, its symbolic interdiction, in a way that a profanation of it becomes necessary (AGAMBEN, 2007), as well as an understanding of it as escrevivência (EVARISTO, 2017a) in order to return it to the free use of men. The students’ self-recognition as subjects, as well as the development of a dialogical relationship (BAKHTIN, 2003) in order to be read and answered by teachers and/or colleagues are also taken as writing premises.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWritingen
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectEscrita : Ensinopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectLiterary Educationen
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectPopular Educationen
dc.subjectAdult Educationen
dc.subjectEscrevivênciaen
dc.titleA escrita poética na sala de aula : da repressão ao direito à escrevivênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001122179pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Francês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples