A escrita poética na sala de aula : da repressão ao direito à escrevivência
dc.contributor.advisor | Sanseverino, Antônio Marcos Vieira | pt_BR |
dc.contributor.author | Ruffo, Renata dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-30T04:17:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/217617 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de vivências pessoais e de uma reflexão crítica, este trabalho objetiva (re)discutir o espaço e a importância da escrita poética nas aulas de Língua Portuguesa. Para isso, traz, de modo ensaístico, dois relatos de experiência: um deles na perspectiva de escritora, pensando sobre minha trajetória pessoal de escrita, e o outro enquanto professora, tratando do trabalho desenvolvido com a escrita poética em um curso pré-vestibular popular. Em um segundo momento, através de um viés teórico, este trabalho busca analisar as experiências relatadas e identificar quais as principais dificuldades discentes em relação ao escrever, de onde surgem e como podem ser possivelmente contornadas. Aqui se recupera a suposta origem sagrada da escrita e, consequentemente, sua interdição simbólica, de modo que se torna necessário profanála (AGAMBEN, 2007) e vê-la enquanto escrevivência (EVARISTO, 2017a) para restituí-la ao livre uso da sociedade. Também é tomado como pressuposto para a escrita o autorreconhecimento dos estudantes enquanto sujeitos, bem como o desenvolvimento de uma relação dialógica (BAKHTIN, 2003) com docentes e/ou colegas a fim de serem lidos e respondidos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Through personal experiences and critical reflection, this study aims to (re)discuss the place and importance of poetic writing in Portuguese classes. For this purpose, it brings two essayistic experience reports: one of them through a writer’s perspective, thinking about my personal writing trajectory, and the other one through a teacher’s perspective, narrating the work developed with poetic writing in a popular pre-university course. Further, through a theoretical bias, this study analyses the reported experiences and identifies the students’ major writing difficulties, where these difficulties come from, and how they can possibly be overcome. It discusses the supposed sacred origin of writing and, thereafter, its symbolic interdiction, in a way that a profanation of it becomes necessary (AGAMBEN, 2007), as well as an understanding of it as escrevivência (EVARISTO, 2017a) in order to return it to the free use of men. The students’ self-recognition as subjects, as well as the development of a dialogical relationship (BAKHTIN, 2003) in order to be read and answered by teachers and/or colleagues are also taken as writing premises. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Writing | en |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Escrita : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Literary Education | en |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Popular Education | en |
dc.subject | Adult Education | en |
dc.subject | Escrevivência | en |
dc.title | A escrita poética na sala de aula : da repressão ao direito à escrevivência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122179 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Francês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1179)