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dc.contributor.advisorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.contributor.authorThomas, Júliapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-28T04:02:28Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217587pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso objetiva analisar o processo de reescrita guiado por bilhetes orientadores no ensino de italiano como língua adicional, a fim de investigar de que forma esse processo auxilia no aprimoramento da proficiência escrita. Para melhor alcançar esse objetivo, elaboramos uma tarefa de leitura e produção textual e parâmetros de avaliação que foram aplicados em uma turma de italiano, em um curso de nível intermediário. O foco dessa pesquisa foi a análise das duas versões dos textos produzidos, visando investigar de que forma os bilhetes dialogaram com o texto para aprimorar a proficiência escrita do aluno. Para isso, tivemos como base a visão de língua como interação verbal entre um locutor e um interlocutor (BAKHTIN, 2006) e os resultados da pesquisa de Pasin (2018) sobre os bilhetes orientadores de reescrita. A análise demonstrou que o diálogo entre aluno e professor que ocorre através dos bilhetes é essencial para o desenvolvimento das produções textuais e que é muito importante atrelar essa prática ao uso de parâmetros de avaliação previamente definidos. Os resultados obtidos demonstraram também que textos mais proficientes em língua italiana resultam do processo de reescrita aliado aos bilhetes orientadores, que são, portanto, um recurso didático muito importante para que o aluno aprimore a proficiência escrita.pt_BR
dc.description.abstractQuesta tesi di laurea ha come obiettivo analizzare il processo di riscrittura guidato dai biglietti nell’insegnamento di italiano come seconda lingua, affinché si possa ricercare in che modo questo processo contribuisce nell’evoluzione della competenza scritta. Per raggiungere questo obiettivo in modo più efficace, abbiamo elaborato un’attività di lettura e produzione testuale e dei parametri di valutazione, che sono stati applicati in una classe di italiano a livello intermediario. La ricerca si concentra nell’analisi delle due versioni dei testi prodotti e cerca di esaminare in che modo i biglietti sono stati in grado di dialogare con il testo per migliorare la competenza di scrittura dell’allievo. A tal fine, abbiamo avuto come base la nozione di lingua come interazione verbale tra un locutore e un interlocutore (BAKHTIN, 2006) e i risultati della ricerca di Pasin (2018) sui biglietti guida da riscrittura. L’analisi ha dimostrato che il dialogo tra allievo e professore che avviene attraverso i biglietti è essenziale per lo sviluppo delle produzioni testuali e che è molto importante unire questa pratica ai parametri di valutazione previamente stabiliti. I risultati hanno dimostrato che testi più competenti risultano dal processo di riscrittura guidato dai biglietti, che sono quindi, una risorsa didattica importante per lo sviluppo della competenza scritta.it
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInsegnamento di lingua italianait
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (italiano)pt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectProduzione testualeit
dc.subjectBiglietti guida da riscritturait
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectFeedbackit
dc.titleO processo de reescrita guiado por bilhetes orientadores : um recurso de aprimoramento da proficiência no ensino de italiano como língua adicionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001121643pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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