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dc.contributor.advisorLeite, Carlos Augusto Bonifáciopt_BR
dc.contributor.authorWeirich, Germanopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T04:09:43Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217412pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado investiga a atuação de Noel Rosa como mediador cultural na consolidação do samba como um gênero de mercado. Aborda o período de grandes transformações socioeconômicas e políticas no Brasil dos anos 1930, que foram acompanhadas por modificações estruturais e temáticas do samba. Apresenta uma revisão bibliográfica de alguns dos principais pesquisadores que investigaram esse gênero musical, abordando suas origens e características estruturais, culturais e sociais. Ao tornar-se um gênero de mercado, o samba se difundiu para o consumo de massas, atingindo a crescente classe média, e aos poucos passou a integrar os elementos culturais associados à identidade nacional. Esse processo complexo conta com a atuação de mediadores culturais, conforme sugerido por autores como Hermano Vianna (2010). O trabalho apresenta um conceito de mediação adequado a seus propósitos e aborda a formação do mercado de música popular, que teve grande impulso na década de 1930. Investiga a atuação de Noel Rosa como mediador, tanto em sua vida pessoal – pelo trânsito intenso entre diferentes espaços sociais e nas instâncias do mercado – quanto em sua obra, cuja contribuição estética e temática foi fundamental para o desenvolvimento do gênero. Ressalta que, por um lado, o processo de mediação no samba é perpassado por uma domesticação, adequando o gênero a novos consumidores, e, por outro lado, a consolidação no mercado permitiu que o samba permanecesse como uma prática cultural de afirmação da cultura negra. Tal conclusão permite vislumbrar a complexidade do processo de mediação e ajuda a entender a relevância de Noel Rosa para o samba como um gênero musical nacional.pt_BR
dc.description.abstractThis Master’s dissertation investigates Noel Rosa’s role as a cultural mediator in the consolidation of samba as a market genre. It addresses the period of great socioeconomic and political transformations in Brazil in the 1930s, which were accompanied by structural and thematic changes in samba. It presents a bibliographic review of some of the main researchers who investigated this musical genre, addressing its origins and structural, cultural and social characteristics. When samba became a market genre, it spread to mass consumption, reaching the growing middle class, and gradually became part of the cultural elements associated with national identity. This complex process relies on the performance of cultural mediators, as suggested by authors such as Hermano Vianna (2010). The paper presents a concept of mediation appropriate to its purposes and addresses the formation of the popular music market, which had a great impulse in the 1930s. It investigates Noel Rosa’s performance as a mediator, both in his personal life – due to the intense traffic between different social spaces and market instances – as well as in his work, whose aesthetic and thematic contribution was fundamental to the development of the genre. It emphasizes that, on the one hand, the process of mediation in samba is permeated by domestication, adapting the genre to new consumers, and, on the other hand, consolidation in the market has allowed samba to remain a cultural practice of black culture affirmation. This conclusion allows us to glimpse the complexity of the mediation process and helps to understand Noel Rosa’s relevance to samba as a national musical genre.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNoel Rosaen
dc.subjectRosa, Noel, 1910-1937 : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectIdentidade nacionalpt_BR
dc.subjectMediação culturalpt_BR
dc.subjectSambaen
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectNational identityen
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.titleFeitiço sem farofa : Noel Rosa como mediador culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120903pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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