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dc.contributor.advisorNeis, Patric Danielpt_BR
dc.contributor.authorGehlen, Gustavo da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T04:09:18Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217387pt_BR
dc.description.abstractNa indústria automobilística, as crescentes preocupações ecológicas promovem a busca pela fabricação de materiais de fricção com reduzido impacto ambiental. Em razão disso, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar o potencial de utilização de casca de arroz em formulações de materiais de fricção. Para isso, foram desenvolvidos três materiais de fricção: um sem adição de casca de arroz (representando um material de fricção convencional) e outros dois com diferentes quantidades (6% e 12%) de casca de arroz. As amostras foram avaliadas em testes que contemplam altas temperaturas (até 550 °C). O desempenho das amostras foi avaliado em termos de desgaste e atrito, parâmetros mensurados durante os testes. Em temperaturas de até 300 °C ambas as formulações com casca de arroz se apresentaram adequadas, pois exibiram comportamento similar à formulação de referência. No entanto, em temperaturas de até 550 °C, as formulações com casca de arroz não apresentaram desempenho tribológico satisfatório pois apresentaram maior sensibilidade à temperatura. Com base nos valores dos índices de performance, a formulação com 6% de casca de arroz teve o desempenho mais próximo da formulação de referência. Portanto, conclui-se que a utilização de quantidades moderadas de casca de arroz (abaixo de 12%) possuem potencial relevante de aplicação.pt_BR
dc.description.abstractExperimental study of the potential of using rice husk in brake friction materials Abstract. In the automobile industry, growing ecological concerns promote the search for the manufacture of friction materials with reduced environmental impact. As a result, the present work aims to evaluate the potential of using rice husk in friction material formulations. For this, three friction materials were developed: one without the addition of rice husks (representing a conventional friction material) and two others with different amounts (6% and 12%) of rice husks. The samples were evaluated in tests that contemplate high temperatures (up to 550 °C). The performance of the samples was evaluated in terms of wear and friction, parameters measured during the tests. At temperatures up to 300 °C, both rice husk formulations were adequate, as they exhibited behavior similar to the reference formulation. However, at temperatures up to 550 °C, rice husk formulations did not show satisfactory tribological performance as they showed greater sensitivity to temperature. Based on the values of the performance indexes, the formulation with 6% rice husk performed the closest to the reference formulation. Therefore, it is concluded that the use of moderate amounts of rice husk (below 12%) has relevant potential for application.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProcessos de fabricaçãopt_BR
dc.subjectFriction materialsen
dc.subjectFibras naturaispt_BR
dc.subjectNatural fibersen
dc.subjectCasca de arrozpt_BR
dc.subjectRice husken
dc.subjectCopperen
dc.subjectCobrept_BR
dc.titleEstudo experimental do potencial de utilização de casca de arroz em materiais de fricção de freiospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120907pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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