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dc.contributor.advisorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.contributor.authorBackes, Artur Dieguezpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T04:09:13Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217383pt_BR
dc.description.abstractO uso do transporte público é uma das soluções para o problema de mobilidade enfrentado por diversas cidades no mundo. O uso de meios de transporte individual apenas faz sentido no caso de bicicletas e veículos de menos impacto no ambiente, sendo insustentável para veículos automotores à combustão ou mesmo elétricos em função do espaço físico limitado. O incentivo do uso de transportes em massa certamente passa pela demonstração que este transporte é seguro, confiável e confortável. Neste trabalho, o modelamento e otimização de um sistema de suspensão de ônibus articulado (solução adotada por muitas cidades) é apresentado. Objetiva-se avaliar os níveis de vibração e conforto neste tipo de ônibus e associado a algoritmos de otimização, propor melhorias. Análises são feitas para dinâmica de corpos rígidos e simulações empregadas em situações de obstáculos e pistas irregulares com o intuito de caracterizar seu comportamento. Ao final, resultados referentes ao modelo e a sua otimização são apresentados indicando os níveis de conforto esperado neste tipo de transporte.pt_BR
dc.description.abstractThe use of public transport is one of the solutions to the mobility problem faced by several cities in the world. The use of individual means of transport only makes sense in the case of bicycles and vehicles with less impact on the environment, being unsustainable for combustion or even electric vehicles due to the limited physical space. Encouraging the use of mass transport certainly involves demonstrating that this transport is safe, reliable and comfortable. In this work, the modeling and optimization of an articulated bus suspension system (solution adopted by many cities) is presented. The objective is to evaluate the vibration and comfort levels in this type of bus and, associated with optimization algorithms, propose improvements. Analyzes are made for rigid body dynamics and simulations used in situations of obstacles and road irregularities in order to characterize their behavior. At the end, results related to the model and its optimization are presented indicating the expected comfort levels in this type of transport.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectOptimizationen
dc.subjectÔnibus articuladospt_BR
dc.subjectVehicle dynamicsen
dc.subjectVibração mecânicapt_BR
dc.subjectArticulated busen
dc.subjectMetaheuristic algorithmsen
dc.subjectMechanical vibrationen
dc.titleModelagem e otimização de suspensão de ônibus articuladopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120758pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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